Embrapa lança documento sobre uso de biomassa em química renovável

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) apresenta o documento “Estratégias para o Uso da Biomassa em Química Renovável”, que trata do potencial de aproveitamento de coprodutos e resíduos das cadeias produtivas de biocombustíveis, bem como de outras cadeias agroindustriais.

O responsável pela publicação é o pesquisador Silvio Vaz Júnior, que também aborda os desafios envolvidos na consolidação do uso de matérias-primas renováveis pela química.

De acordo com Vaz Júnior, cada vez mais, os conceitos de biorrefinaria e de química verde, que propõem o aproveitamento integral da biomassa de um modo sustentável, estão em destaque.

Dessa forma, tal como numa refinaria de petróleo, diversos produtos poderão ser gerados a partir de uma matéria-prima, ampliando a gama de produtos de origem renovável no mercado ao mesmo tempo em que se reduz o impacto ambiental negativo destes.

Para o autor do documento técnico, “esse desafio deve ser superado em conjunto entre governo e iniciativa privada, o que permitirá tornar a biomassa uma alternativa viável para manter a qualidade de vida e a qualidade ambiental da sociedade brasileira”.

Exemplares impressos do documento podem ser solicitados gratuitamente pelo e-mail [email protected] Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

(Agência Gestão CT&I com informações da Embrapa)

Fonte: Senge-BA