Embaixador Celso Amorim discute os 10 anos de rejeição da ALCA no Museu da República

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Há exatamente dez anos, no mês de novembro, aconteceu a IV Cúpula das Américas, em Mar del Plata, República Argentina. Aquele momento marcou a conclusão das discussões sobre a criação de uma Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), proposta pelos governos dos EUA durante a I Cúpula das Américas, em 1994.

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge/RJ foi uma das entidades que esteve profundamente envolvida na campanha realizada por segmentos políticos e movimentos sociais brasileiros que se opunham à criação da ALCA. Além de sediar a campanha no estado, contribuiu diretamente com a realização de um Plebiscito Popular em âmbito nacional, em 2002, quando mais de 10 milhões de pessoas se manifestaram sobre o tema.

Para relembrar não apenas aquela campanha, mas, sobretudo, a decisão brasileira de encerrar em Mar del Plata os entendimento sobre a criação da ALCA, o Senge-RJ e a Fisenge promovem o encontro com o Embaixador Celso Amorim no auditório do Museu da República na próxima sexta-feira, 27 de novembro, às 11 horas.
Após a palestra haverá “manhã de autógrafos”, em especial das publicações “Teerã, Ramalá e Doha – memórias da política externa ativa e altiva”, onde o tratamento das questões comerciais é abordado em detalhes e Breves Narrativas Diplomáticas, entre outros títulos.

O encontro integra o ciclo O BRASIL QUE VOCÊ NÃO VÊ NA TV

PALESTRA COM CELSO AMORIM E MANHÃ DE AUTÓGRAFOS
DIA 27 de novembro (sexta-feira)
HORA 11 horas
LOCAL Museu da República, Rua do Catete, 153 – Metrô Estação Catete
Entrada Franca