Em Palmas, engenheiros e políticos brasileiros irão debater soberania e futuro do país

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Será realizado, no próximo dia 17/9, o Simpósio “Pela Engenharia e Soberania Nacional”, em Palmas (TO), durante a 76ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA). Como parte do projeto SOS Brasil Soberano, o simpósio será realizado pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) com o apoio da Mútua e do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e contará com palestras de especialistas sobre a retomada do desenvolvimento social e a defesa da soberania. “O Brasil vive um profundo processo de desnacionalização da economia e da engenharia, afetando drasticamente as nossas profissões e o desenvolvimento nacional”, afirmou o engenheiro e presidente da Fisenge, Clovis Nascimento que acrescentou: “O anúncio das empresas na mira das privatizações é um acinte à soberania nacional e irá provocar demissões, estagnar a economia, acabar com políticas sociais e dificultar o acesso universal a direitos básicos como água e energia”. Clovis ainda citou o caso de Saneatins, no Tocantins, empresa estadual que foi privatizada em 1998, mas devido à falta de abastecimento em pequenos municípios e na zona rural, em 2010, o estado criou uma autarquia para promover o saneamento nessas áreas.

Durante o simpósio acontecerão as seguintes palestras: “A construção de um Brasil soberano” com o ex-senador da República, Roberto Requião; “A situação da engenharia no Brasil” com o acadêmico (membro titular vitalício) da Academia Nacional de Engenharia, da Academia Brasileira de Educação e da Academia Pan Americana de Engenharia e atual vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia no Rio de Janeiro (CREA-RJ), Francis Bogossian; e “O papel da engenharia nacional na retomada do desenvolvimento” com o presidente do Clube de Engenharia, Pedro Celestino. A solenidade de abertura terá a presença do engenheiro e presidente do Confea, Joel Krüger; do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea-TO), Marcelo Costa Maia; do presidente da Mútua, Paulo Roberto Guimarães; do presidente da Fisenge, Clovis Nascimento; e do presidente do Senge-RJ, Olímpio Alves dos Santos com mediação da diretora da Fisenge, Simone Baía.

Confira a programação completa abaixo:

 

 

Perfis dos palestrantes

JOEL KRÜGER é engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Paraná. Pai de três filhos é professor universitário há 34 anos. Coordenou o curso de engenharia civil da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná por 10 anos. É especialista em didática no Ensino Superior, em Gestão Técnica do Meio Urbano e Mestre em Educação. Atuou como engenheiro na Prefeitura Municipal de Curitiba onde foi Secretário de Trânsito. Foi presidente eleito do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) por duas gestões e, desde 2018, preside o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

CLOVIS NASCIMENTO é engenheiro civil e sanitarista, pós-graduado em Políticas Públicas e Governo. Foi subsecretário de Estado de Saneamento e Recursos Hídricos do Rio de Janeiro e diretor nacional de Água no Ministério das Cidades, além de presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) e vice-presidente da Região IV (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile) da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental. Atualmente é presidente da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros), vice-presidente do Senge-RJ (Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro), integrante da coordenação do movimento SOS Brasil Soberano e Coordenar Administrativo Financeiro do Observatório Nacional de Direito à Água e ao Saneamento (ONDAS).

OLÍMPIO ALVES DOS SANTOS é presidente Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-Rj  e ex-presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). Formado em engenharia elétrica, tem extensão em economia da energia pela FGV e é mestre em redes neurais pela Coppe/UFRJ. Trabalhou na CSN, no Ministério de Minas e Energia e CERJ (atual Ampla). Também integra a coordenação do movimento SOS Brasil Soberano

MARCELO COSTA MAIA é técnico em edificações desde 1982. Graduou-se em engenharia civil no Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), em 2004. Já foi membro da diretoria do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Tocantins (Sinduscon), membro da diretoria do Sindicato dos Engenheiros, Arquitetos e Geólogos do Tocantins (Seageto), conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins e membro da diretoria da Associação Tocantinense das Empresas de Engenharia (ATEE). É sócio da CM Construtora e em janeiro de 2015 assumiu a presidência do Crea Tocantins, em 2017 foi reeleito para o triênio de 2018/2020.

PAULO GUIMARÃES é formado em Engenharia Civil, professor da PUC Campinas desde 1983. Pós-graduado em Administração e no Programa de Mestrado em Educação, é especialista em Gestão de Fundos de Pensão e membro do Conselho Deliberativo da BB Previdência. Também é membro do Conselho Superior da Industria da Construção (Consic), da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp). Tem ampla experiência de atuação junto ao Sistema Confea/Crea e Mútua, do qual foi conselheiro federal representante das Instituições de Ensino no Confea por dois mandatos (1997-2002). Foi diretor executivo de Benefícios da Mútua, também por duas gestões (2003/2006 e 2006/2009), e superintendente da Instituição (2012-2015). É presidente da Mútua (2015-2018), tendo sido reeleito para seu segundo mandato, que vai até 2021.

SIMONE BAÍA é engenheira química especialista em hidrogeologia aplicada e mestre em geoquímica e petrologia. Atualmente, é Diretora da Mulher da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e Coordenadora do Coletivo de Mulheres da Federação, reeleita diretora da mulher para o terceiro mandato (2017-2020). Simone também é uma das autoras da cartilha “Principais Direitos das Mulheres Trabalhadoras” e uma das idealizadoras do projeto “Engenheira Eugênia”, histórias em quadrinhos premiadas pela Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra).

ROBERTO REQUIÃO é advogado, jornalista, pós-graduado em Planejamento Urbano pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-senador da República. Em 1985, nas primeiras eleições diretas para as prefeituras das capitais, foi eleito prefeito de Curitiba, onde concluiu o seu mandato como o prefeito de capital mais bem avaliado, segundo Instituto Datafolha. Em 1989, foi eleito governador do Paraná, onde construiu a Ferroeste; duplicou a BR-376 e construiu a hidrelétrica de Segredo, tornando o Paraná autossuficiente na produção de energia elétrica. Em 1994 foi eleito senador da República, considerado um dos parlamentares mais atuantes e influentes. Em 2002, venceu novamente as eleições para o governo do estado. Em 2006 foi reeleito, e entre suas ações destacam-se a retomada da Ferroeste, irregularmente privatizada; a atuação do Porto de Paranaguá; o início da construção de hidrelétrica de Salto Caxias; a recuperação da Copel da insolvência; e a retomada do controle da Sanepar. Ao todo, Requião cumpriu três mandatos no governo do Paraná e dois mandatos no Senado Federal.

FRANCIS BOGOSSIAN é engenheiro civil com especialização na França sobre Mecânica dos Solos, Rochas e Barragens. Fez estágio de aperfeiçoamento no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Portugal. Atua há mais de 40 anos na área e fundou, em 1972, a GEOMECÂNICA S/A, empresa de engenharia, Presidiu Associação das Empresas de Engenharia (AEERJ) e o Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. É acadêmico (membro titular vitalício) da Academia Nacional de Engenharia (ANE), da Academia Brasileira de Educação (ABE) e da Academia Pan Americana de Engenharia.  Atualmente é vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ).

PEDRO CELESTINO é engenheiro civil especializado em Transportes, formado pela PUC-RIO em 1967. Preside a Internacional de Consultoria e Planejamento S.A. (ICOPLAN), empresa de engenharia consultiva com serviços realizados em quase todos os Estados brasileiros, desde 1975. É membro vitalício do Conselho Diretor do Clube de Engenharia. Representou o Clube no CREA-RJ por nove anos e na Federação Brasileira de Associações de Engenheiros (FEBRAE) por seis anos. Fez parte da direção da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE) por três anos. Foi membro do Conselho Diretor da Associação Comercial do Rio de Janeiro por dois anos. É o atual presidente do Clube de Engenharia.