Em Maceió, engenheiros defendem um projeto nacional que mobilize os profissionais na luta pela soberania do país

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Marcelo Novaes, diretor de TI da Mútua, deputado Ronaldo Lessa, presidente do Confea/Crea’s, Joel Krüger, presidente da Fisenge, Clovis Nascimento, presidente do Senge-RJ, Olímpio Santos (da esq. p/dir.) – Foto: Art Imagem Fotografia

A necessidade urgente de despertar e mobilizar os engenheiros para intervirem na disputa pelos rumos do país dominou as intervenções, tanto de palestrantes quanto da plateia, durante o VI Simpósio SOS Brasil Soberano, que discutiu a engenharia e a soberania nacional, no dia 23 de agosto, durante a 75ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA), em Maceió (AL). Em síntese, os participantes apontaram como prioridade a formulação de um “projeto de nação” e reconheceram que é preciso deixar de lado a inércia e o hiperfoco nas questões corporativas, sob o risco de a engenharia se tornar um acessório de baixo valor agregado em um país sem ciência, sem tecnologia, sem inovação, destinado apenas à exportação de matéria-prima.

 
Olímpio Santos, do Senge-RJ – Foto: Art Imagem Fotografia

“Temos que pensar no exercício da profissão de engenheiro junto com o projeto de construção de nação”, afirmou Olímpio Alves dos Santos, presidente do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ). “Não queremos fazer da engenharia uma coisa abstrata, que talvez sirva apenas ao deleite de alguns e ao enriquecimento de outros. Gostaria que todos refletissem sobre essa questão e que os encontros das Semanas de Engenharia motivassem os engenheiros a discutir as grandes questões nacionais, para depois executar a grande obra que seria construir uma nação com mais igualdade e soberania.”

Isso significa tomar posição em relação a medidas objetivas – privatistas e de desnacionalização –, ao ajuste fiscal e à retirada de direitos históricos do exercício da cidadania, promovidas pelo governo Temer, que já se refletem no agravamento da crise econômica e na piora da qualidade de vida no pais, alertou Clovis Nascimento, presidente da Federação Interestadual dos Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). Segundo ele, cerca de 5 mil obras foram paralisadas desde 2015 e aproximadamente 50 mil engenheiros estão desempregados hoje, de acordo com dados da publicação “Brasil: Um Retrato do Mercado de Trabalho Formal na Engenharia”, lançado durante o simpósio. (Clique aqui para baixar o estudo)

Clovis Nascimento, presidente da Fisenge – Foto: Art Imagem Fotografia

“A partir de 2015, o Brasil começou a ter um desemprego crescente na engenharia”, afirmou o presidente da Fisenge. “A indústria naval talvez seja a que mais tenha sofrido com esse processo, especialmente devido à suspensão da política de conteúdo local. Ou nós vamos mudar essa política, resgatar o desenvolvimento brasileiro, ou a situação vai se agravar ainda mais. Não abrimos mão das questões corporativas mas temos a obrigação, pela nossa formação profissional, de contribuir para o desenvolvimento da nação, com crescimento, com emprego.”

Buscar um projeto nacional é a diretriz também da nova gestão do sistema Confea/Crea’s, conforme enfatizou o presidente da autarquia, Joel Krüger. “Quando as nossas empresas e recursos são atacados, o pré-sal, o petróleo, quando se deseja destruir a Petrobras, não podemos ficar omissos. Quando pretendem vender a Eletrobras, estratégica no setor de energia, não podemos ficar omissos. O Confea não está mais omisso.” Destacou, nesse sentido, posicionamentos oficiais da entidade contra, por exemplo, a Medida Provisória que fragiliza o subsídio cruzado no setor de saneamento ou contra a privatização das empresas do setor elétrico. “Faço questão de frisar que somos o sistema Confea/Crea’s, que somos Brasil, América do Sul, para deixar claro que não temos vergonha do que somos. E vamos ser protagonistas dessa história, estar na vanguarda, para que a soberania nacional seja defendida.”

Joel Krüger, presidente do Confea/Crea’s – Foto: Art Imagem Fotografia

Krüger acredita que iniciativas dos engenheiros podem contribuir para “tirar o Brasil dessa posição lamentável, em que os grandes players mundiais definiram Europa e EUA para ter ciência e tecnologia; a Ásia como a grande manufatura, e a América do Sul e África como os produtores de matéria prima”.

Carta de Maceió

A própria SOEA, explicou o presidente do sistema Confea/Crea’s, ganha assim um perfil mais político: “Precisamos colocar a nossa Semana Oficial de Engenharia e Agronomia em outro patamar. Precisamos sim fazer a discussão técnica, e precisamos fazer a dicussão a corporativa – em bem menor escala do que fazemos hoje –, mas precisamos discutir o nosso projeto de nação. Ter posições muito claras.” Clareza que ficou expressa, este ano, na carta oficial do evento, em que o  “o Colégio de Entidades Nacionais do Sistema Confea/Crea (CDEN) condena a política econômica recessiva em curso, denuncia a sistemática desnacionalização do Patrimônio público em afronta à soberania nacional, defende o restabelecimento dos direitos sociais recentemente suprimidos e, por fim, declara que, para a manutenção da paz social, é necessário que o Brasil preserve a Democracia e reencontre o seu destino.”

Deputado federal Ronaldo Lessa – Foto: Art Imagem Fotografia

Questões corporativas, de fortalecimento da engenharia na administração e nas políticas públicas, por exemplo, também podem repercutir na macropolítica, destacou o deputado federal Ronaldo Lessa, citando projeto de lei que visa regularizar a engenharia, a agronomia e atividades correlatas como carreira de Estado. “Está faltando na gente ter o protagonismo da história. Nós, técnicos, cruzamos os braços e deixamos que os outros, os advogados, bacharéis, assumam os cargos de importância no país. Na hora de se apresentar, o governo que pretende se reeleger mostra obra: hidrelétrica, estrada… E na hora do aumento? Não paga nem o mínimo da categoria profissional, em muitos estados. Mas, na hora de mostrar desenvolvimento, sabem apresentar as obras que a gente faz. É obrigado [o Estado] a ter um procurador mas não é obrigado a ter um engenheiro. Até para fazer projeto. Precisamos mudar essa cultura. Ser protagonista disso.”

Ao trabalho de criminalização da atividade política feito pela mídia, o deputado pede que os engenheiros reajam. “E reagir é entrar na política e discutir o projeto do pais. Temos o dever e o direito de fazer isso. É um apelo que eu faço: a engenharia acima de tudo é resolver problema, transformar, construir qualidade de vida. Trazer a nossa profissão para o grande debate que precisa ser feito no nosso pais.”

Leia aqui a íntegra da Carta de Maceió

Fonte: SOS Brasil Soberano / Escrito por Verônica Couto