Em clima de eleições 68ª SOEAA divulga a Carta de Florianópolis

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Aberto oficialmente na terça-feira, dia 27, em Florianópolis, com o tema Pesquisa e Inovação no Enfrentamento do Aquecimento Global, a 68ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia contou com a participação de cerca de 3.500 profissionais. Em pauta, entre muitos outros temas, experiências nacionais e internacionais inovadoras no enfrentamento de desastres naturais e socioambientais. Na sexta-feira, dia 30, último dia do evento, sob grande expectativa, foi realizado o debate dos candidatos à presidência do Confea 2011, em eleições que acontecem no próximo dia 8 de novembro.

 

“O evento superou as expectativas e revelou nossa real preocupação em busca do desenvolvimento sustentável e compromisso com as gerações futuras, proporcionando um exemplo ao Brasil e ao mundo de como podemos  coletivamente gerar desenvolvimento preservando os recursos da Terra”, afirmou o anfitrião Raul Zucatto, presidente do CREA-SC.
Ao final, a 68ª SOEAA lançou a carta oficial do evento pautada pela defesa da ética e da sustentabilidade em todos os níveis da sociedade brasileira. No documento, os profissionais declararam seu direito à justa indignação face aos atentados à ética e à moralidade pública denunciados pelos meios de comunicação e órgãos de controle, o seu  dever de mobilização como categoria no combate à corrupção, além da busca do reconhecimento social de profissões. Também reiteraram sua disposição de participar em parceria com todos os segmentos organizados da sociedade brasileira e do Governo, na construção de um Projeto de Nação e de integração das Américas tendo o conhecimento fundamentado na ciência, pesquisa e inovação voltado para a sustentabilidade.
Entendem que é urgente a necessidade de formação e  reestruturação das equipes técnicas dos órgãos de governo com a participação efetiva das organizações e reiteram a necessidade de uma política de incentivo à engenharia, à arquitetura, à agronomia, à geologia, à geografia e à meteorologia que valorize os profissionais num momento histórico da melhoria das condições socioeconômicas internas e externas do País. Por fim, defendem seu empenho no  fortalecimento das organizações profissionais que integram o Sistema  Confea/Crea, bem como o reconhecimento do papel das mesmas na realização do Censo Profissional de 2011, lançado oficialmente nesta edição da SOEAA.
A Carta de Florianópolis revela, ainda, a expectativa geral quanto à plena democratização e observação dos princípios éticos na realização dos pleitos eleitorais no Sistema Confea/Crea.
A 69ª SOEAA, acontecerá em setembro de 2012 no Estado do Pará