Eletrobras pede mais tempo para resolver impasse sobre pagamento de PLR

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Desde o ano passado, a direção da Eletrobras vem protelando o pagamento da Participação dos Lucros e Resultados (PLR) ao conjunto dos trabalhadores. No dia 28/4, o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) se reuniu com a direção da empresa para reivindicar o pagamento. De acordo com o diretor de negociação coletiva da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Ulisses Kaniak, a Eletrobras insiste no argumento de que não obteve lucro. “A empresa pode não ter obtido lucro, mas teve resultado. Também protocolamos a nossa pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo 2015/2016”, afirmou. O presidente do Senge-PE, Fernando Freitas contou que a Eletrobras pediu mais tempo até a realização da Assembleia Geral Ordinária, no dia 6/5. “A Petrobras já anunciou o provisionamento da PLR e até agora nada da Eletrobras”, apontou Freitas. Também participou da reunião, o diretor do Senge-RJ, Agamenon Oliveira.

O CNE de forma objetiva cobrou da direção da Eletrobras que a mesma ao se sentar para negociar a PLR com o Governo, mantenha o foco nos resultados operacionais das empresas. Até porque se o desempenho financeiro não foi o esperado, a culpa não é dos trabalhadores, mas sim de fatores externos. Os trabalhadores querem o reconhecimento de todo esforço realizado, com o pagamento nos moldes de 2013, quando foram pagas duas (2) folhas. O CNE para fortalecer sua luta pela PLR 2014 está ampliando sua articulação política, junto ao Ministro da Secretaria – Geral da Presidência da República, Miguel Rosseto, parlamentares e dirigentes de vários partidos da base aliada , para que sensibilizem o Governo na votação da Assembleia Geral de Acionistas (AGO), que será realizada dia 30 de abril, com o voto a favor ao pagamento da PLR 2014. É importante registrar que em 2013 duas (2) empresas apresentaram resultado Econômico/Financeiro positivo, já em 2014 foram cinco (5) empresas,sendo que nestes dois anos todas elas alcançaram resultados operacionais muito bons.

Motivos para os trabalhadores receberem a PLR 2014
• Na geração houve um aumento na venda de energia e O & M de 28%.
• Na transmissão a taxa de retorno foi de 29%.
• Na distribuição o fornecimento e suprimento alcançaram um aumento de 67%, comparando 2013 e 2014.
• Na distribuição houve uma expansão significativa das linhas: 5.067 KM.
• O número de consumidores a mais foi de 138.049
• Foram construídas mais quatro (4) subestações.
• Entre 2013 e 2104 houve uma redução de 16,18% na despesa de pessoal.

Os números expostos mostram claramente que há espaço para se pagar uma PLR de forma justa, condizente com o esforço dos trabalhadores durante todo o ano passado. Que mesmo diante de um momento de crise no setor, se empenharam ao máximo para manter o setor elétrico federal robusto, capaz de fornecer energia para todos os brasileiros.