ELETRICITÁRIOS DE TODO PAÍS PARALISAM SUAS ATIVIDADES DURANTE A COPA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Os trabalhadores do Sistema Eletrobras, holding de energia do Governo Federal, realizarão paralisação de suas atividades nos dias 9, 10 e 11 de junho, dia de abertura da Copa do Mundo. O motivo da paralisação é a recusa da direção do Sistema em negociar de forma justa o Acordo Coletivo dos Trabalhadores.

Apesar de terem acontecido três rodadas de negociação não houve nenhum avanço, a direção da Eletrobras ao longo deste tempo procurou adotar a estratégia de prolongar ao máximo as negociações, visando unicamente avançar no período de copa do mundo e os festejos juninos no Norte/Nordeste. Na ótica da direção essa seria uma forma de desmobilizar os trabalhadores e fazer que com aceitássemos uma proposta que está muito das nossas reivindicações, que é a manutenção do ganho real, Fim da CCE-09 e 10, Democratização das Empresas, Participação dos Trabalhadores no Conselho de Administração das Empresas, PLR e Igualdade de Direitos.

A última rodada de negociação, realizada no dia 02 de junho, mostrou outra faceta da direção da Eletrobras: a de utilizar o argumento absurdo de que o ganho real nos salários dos trabalhadores vai gerar inflação no país. Uma total contradição com a própria política adotada pelo Governo Lula, de valorização da massa salarial da população, visando o fortalecimento do mercado interno.

É preciso destacar que os números atuais da economia provam que o nosso país está bem, o consumo de energia elétrica industrial e residencial, por exemplo, no primeiro quadrimestre deste ano já cresceram 9,5% em relação ao ano passado. O lucro da Eletrobras também no primeiro trimestre foi excelente.
 
O argumento dos negociadores da empresa de que o corte de R$ 10 Bilhões no orçamento da união é o motivo para a não concessão do ganho real é falso, visto que o citado corte afeta apenas despesas primárias, onde não estão contidas as empresas estatais não dependentes (caso da Eletrobrás).

O próprio secretário do Tesouro Nacional já admitiu, através da imprensa, que o superávit primário de 2010 está garantido pela excelente perspectiva de arrecadação para este ano, derivada do ótimo momento da economia brasileira.

Para os trabalhadores a Nova Eletrobras deve ser nova também na forma de negociar, deixando para trás práticas de governos passados, que desvalorizavam justamente o seu maior patrimônio que é o seu trabalhador, em cada ponto do país.

A paralisação dos eletricitários de todo país por 72 horas na Copa do Mundo é um alerta à direção da Eletrobras, caso não se avance nas negociações vamos intensificar ainda mais nossas mobilizações em todo país no mês de junho, mesmo se tratando de um mês de Copa do Mundo.