Eletricitários condenam manipulação da Eletrobras e iniciam greve por tempo indeterminado a partir do dia 15

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Trabalhadores se somam a outras categorias neste 11 de julho – Dia Nacional de Luta


Os trabalhadores do Sistema Eletrobras reunidos em assembleias em todo país deliberaram pela realização de greve por tempo indeterminado a partir do dia 15 de julho. A mobilização da categoria será uma resposta não somente a contraproposta rebaixada apresentada pela direção da Eletrobras na última rodada de negociação, dia 4 de julho, em Brasília.

Mas sim por todo o processo de discussão do ACT, sempre baseado no desrespeito a pauta da categoria, passando pela ameaça da retirada de direitos, a perseguição aos sindicatos e a seus dirigentes, assim como, as chantagens para veicular qualquer debate aos planos de reestruturação da empresa, como o PID e no momento ao pagamento da periculosidade.
No dia 27 de junho aconteceu uma reunião onde esteve presente a alta direção da Eletrobras, naquele momento houve a sinalização de que haveria espaço para se avançar na proposta da Holding, com possibilidade de ganho real e manutenção da periculosidade.

Todavia, esse debate se esvaiu em fumaça na terceira rodada de negociação no dia 4 de julho. Na ocasião foi apresentada uma proposta rebaixada, sem nenhum avanço. Afinal, é possível confiar no comando da maior empresa de energia das Américas?

A impressão que fica é que tudo não passou de um teatro por parte da Eletrobras, visando colocar os trabalhadores contra a FNU, o CNE e os sindicatos através do conflito de informações. Basta conferir as armadilhas colocadas pela direção da Eletrobras em seus informes sobre o ACT, em especial com relação o ATS e a Periculosidade. De uma sordidez muito grande, querendo enganar e imobilizar as entidades sindicais em ações futuras, caso venham referendar o acordo.

O CNE, a FNU e os sindicatos apostaram na mesa de negociação por acreditarem que sempre é possível buscar através do diálogo a construção de uma proposta viável. Todavia, essa gestão da Eletrobras se mostrou incapaz de debater de forma aberta com os representantes dos trabalhadores.

Usando como pretexto as mudanças impostas pelo Governo Dilma ao setor. Temos repetido que essa conta a categoria não vai pagar, pois não tem responsabilidade sobre os atos governamentais. Até porque, a direção da Eletrobras tem alternativas para reduzir custos, como as demissões de afilhados políticos (artigo 37), que ganham em torno de 50 a 60 mil reais por mês cada, a redução dos terceirizados e das consultorias.

A FNU, o CNE e os Sindicatos convocam cada companheiro (a) para essa luta, inclusive os operadores que terão uma escala diferenciada. É hora de mobilização, por isso vamos colocar toda a energia nessa greve. Diante da intransigência e do imobilismo da direção da Eletrobras, as entidades estão procurando abrir novos canais de negociação com o Governo, mas ainda não obtiveram uma resposta.

CATEGORIA DECIDE POR PARTICIPAÇÃO NA MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE 11 DE JULHO E POR GREVE POR TEMPO INDETERMINADO A PARTIR DO DIA 15 EM DEFESA DO GANHO REAL E A MANUTENÇÃO DE DIREITOS
Conforme deliberação do CNE, da FNU e os sindicatos, todos os trabalhadores do Sistema Eletrobras estarão paralisados no Dia Nacional de Luta, convocado pelas centrais sindicais. O objetivo é somar forças com outras categorias em defesa da pauta da classe trabalhadora, em especial contra o Projeto de Lei (PL) 4330/2004, que permite a terceirização na atividade fim, inclusive no setor elétrico. O texto possibilita que as empresas se possam funcionar sem nenhum trabalhador contratado diretamente o que fragiliza a representação sindical, além de atacar direitos.
CNE : QUEM SOMOS E QUEM REPRESENTAMOS
O Coletivo Nacional dos Eletricitários é uma organização política coordenada pela Federação Nacional dos Urbanitarios, composta de Intersindicais representadas por dirigentes de sindicatos e organizações Cutistas e não Cutistas das 14 Empresas do Sistema Eletrobras , sendo: Eletrobras; Eletrosul;Eletronorte;Eletronuclear; Chesf; Furnas; CGTEE; Cepel; Eletrobras Alagoas; Eletrobras Piauí; Eletrobras Amazonas;Eletrobras Rondônia; Eletrobras Boa vista; Eletrobras Acre.
É importante ressaltar que todas as deliberações do CNE são tomadas após ampla discussão e avaliação por consenso , em quase a totalidade dos casos, ou por votação. Dessa forma todos (as) participam do processo, e são responsáveis pelas decisões tomadas, nos momentos de acertos, como também quando se erra, mas sempre na busca do que é melhor para os(as) trabalhadores (as).
01 – SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DO ACRE
02 – SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DE ALAGOAS
03 – SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DO AMAPÁ
04 – SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DO AMAZONAS
05 – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DA BAHIA
06 – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DO CEARÁ
07 – SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DO DISTRITO FEDERAL
08 – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DO ESPIRITO SANTO
09 – SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DO MARANHÃO
10 – SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DO PARÁ
11 – SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DA PARAÍBA
12 – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DE FOZ DO IGUAÇU
13 – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DE LONDRINA
14 – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DE MARINGÁ
15 – SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DE PERNAMBUCO
16 – SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DO PIAUÍ
17 – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DO RIO GRANDE DO NORTE
18 – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DO RIO DE JANEIRO
19 – SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DE RONDÔNIA
20 – SINDICATO DOS URBANITÁRIOS DE RORAIMA
21 – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DE LAGES
22 – SINDICATO DOS ELETRICITARIOS FLORIANÓPOLIS
23 – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DE SANTA CATARINA
24 – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DO VALE DE ITAJAÍ
25 – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DE CAMPINAS
26 – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DE SERGIPE
27 – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DO MATO GROSSO
28 – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DO TOCANTINS
29 – FISENGE -FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DE ENGENHEIROS
30 – SINDICATO DOS ADMINISTRADORES DO RIO DE JANEIRO
31 – SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DO RIO GRANDE DO SUL

Fonte: : FNU – Federação Nacional dos Urbanitários