Eletricitários apresentam contraproposta para o ACT Nacional 2020

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Diante da decisão das assembleias, realizadas entre os dias 9 e 16/11/20, quando os trabalhadores/as, seguindo orientação das Entidades Sindicais, rejeitaram as propostas apresentadas pela Eletrobras, o Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE encaminhou ofício à direção da Empresa, comunicando a decisão da categoria e solicitando nova etapa para continuidade da negociação, bem como a prorrogação do ACT para 31/12/20, considerando a complexidade que representa a imposição da Resolução 23 da CGPAR, prejudicial à categoria.

Assim, em rodada realizada em 17/11, a Eletrobras comunicou a prorrogação do ACT até 15/12/20, desde que não haja movimento grevista de qualquer natureza durante esse período.

Também ficou acordado que os sindicatos apresentariam sua contraproposta para o ACT, a qual seria objeto de análise das empresas quanto a um eventual aperfeiçoamento da proposta da Eletrobras.

Diante do pouco tempo para formulação de uma contraproposta, as Entidades de Representação realizaram reuniões durante feriado e fim de semana, sem medir esforços para cumprir a tarefa e apresentar uma contraproposta de ACT que minimize os eventuais prejuízos aos trabalhadores/as.

Sendo assim, às 15 horas, do dia 24/11, o CNE voltou à mesa de negociação, para apresentar e entregar sua contraproposta para o ACT.

Abrindo a reunião, a Eletrobras disse estar contente pelo fato de o CNE apresentar uma contraproposta, e que esta será levada à diretoria executiva para análise e, após isso, a mesma voltará à mesa de negociação.

O Coletivo cumpriu o compromisso assumido em mesa de negociação e espera que a Eletrobras considere os argumentos e premissas que são tão somente para preservar trabalhadores/as dos prejuízos advindos de uma proposta imposta e que traz prejuízos ao conjunto da categoria.

Para conhecer a proposta construída pelo Coletivo Nacional dos Eletricitários – CNE, clique no link abaixo.

APRESENTACAO CNE PREMISSAS PROPOSTA PLANO DE SAUDE CONTRIBUTIVO 24-11-2020.pdf