É hoje o dia nacional de combate a terceirização!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Centrais sindicais e movimentos sociais realizam manifestação nacional contra o PL 4330 em todos os estados

Segue programação com locais e horários das manifestações em todos os Estados

A CUT e demais centrais sindicais fazem, nesta terça-feira (6), em todo o País (veja a programação abaixo), um dia nacional de protesto contra o Projeto de Lei 4330, que piora as condições de trabalho dos terceirizados. Dessa vez, o alvo das manifestações serão os empresários. A maioria dos atos acontecerá em frente a sedes de entidades que representam os patrões – como o prédio da Fiesp, em São Paulo, onde a mobilização começa às 10h.

A CUT, por  meio das suas Estaduais, também fará passeatas e atos de protesto em frente a federações patronais, legislativos e prefeituras de todas as capitais do País e municípios das regiões metropolitanas.

Segundo o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, parcela do empresariado brasileiro é a origem do problema porque quer ver aprovada a PL 4330, de autoria do deputado Sandro Mabel, do PMDB de Goiás. “A mobilização nacional desta terça-feira será em frente aos patrões porque queremos pressioná-los. Foram eles que reivindicaram aos parlamentares do Congresso Nacional a apresentação e, agora, aprovação desse projeto que precariza ainda mais o trabalho terceirizado”, afirma Vagner.

O presidente da CUT afirma que, “lamentavelmente, o Brasil tem hoje um Congresso Nacional que não representa democraticamente toda a sociedade brasileira”. “Por conta do sistema eleitoral permitir o financiamento privado das campanhas eleitorais, o Parlamento é hegemonizado por representantes de empresários e pelos próprios empresários; e o PL 4330  é uma reivindicação deles, que legaliza esse crime cometido contra os trabalhadores que é a terceirização”, afirma Vagner Freitas.

A CUT luta em todas as frentes contra o PL 4330. Além de mobilizar, a Central também tem buscado negociar os principais pontos do PL conjuntamente com o governo federal, empresários e parlamentares, nas chamadas mesas quadripartites de negociação.

Para pressionar o Congresso, a Central colocou em seu portal nacional nomes e emails dos parlamentares da Comissão de Constituição e Justiça que participarão da votação para que os trabalhadores e toda a população pressionem contra a aprovação do PL 4330.

SOBRE O PROJETO – O texto já recebeu o aval do relator, o deputado Arthur Maia (PMDB-BA), e pode ser votado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania na próxima semana. Se aprovado, o PL vai reduzir direitos e piorar  condições de trabalho e salário dos terceirizados, que hoje somam 12 milhões de brasileiros.

Os números provam a precarização atual. Hoje, mais de 70% dos terceirizados têm menos direitos trabalhistas que os contratados diretamente.Segundo estudo da CUT e do Dieese, realizado em 2011, o trabalhador terceirizado permanece 2,6 anos a menos no mesmo posto de trabalho, tem uma jornada semanal de três horas a mais e ganha 27% menos que o contratado direto.

O Diesse aponta ainda que, a cada 10 acidentes de trabalho, oito ocorrem entre terceirizados.

SEGUE ABAIXO A PROGRAMAÇÃO DAS ESTADUAIS DA CUT PARA ESTA TERÇA-FEIRA (6)

 

ALAGOAS
A partir 14 horas, ato na Praça Centenário. De lá, seguirá passeata em direção à Federação de Indústrias de Alagoas


AMAZONAS
A partir, 5h, panfletagem nas fábricas do Polo Industrial de Manaus
A partir das 16h30, panfletagem no Centro Comercial de Manaus


BAHIA
A partir das 6h, manifestação em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), no Costa Azul


CEARÁ 
A partir das 15h, ato em frente à FIEC (federação estadual das indústrias no Ceará)


DISTRITO FEDERAL
A partir das 10h, concentração no Anexo IV da Câmara dos Deputados


ESPÍRITO SANTO
14h tem início a concentração. A partir das 15h, começa o ato em frente à Assembleia Legislativa.


MARANHÃO
A partir das 9h, concentração para ato que será realizado em frente ao prédio da Fiema  (federação estadual das empresas no Maranhão)


MATO GROSSO
A partir das 15h, concentração na Praça Ulisses Guimarães. Na sequência, passeata seguirá até a FIEMT e, depois, até o palácio do governo do Estado. Além do protesto contra PL 4330, a CUT-MT também reivindicará melhorias na saúde e na educação públicas


MATO GROSSO DO SUL
A partir das 9h, ato em frente à Fiems (Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul),na avenidaAfonso Pena 1.206, em Campo Grande


MINAS GERAIS
A partir das 13h, ato na Praça Sete, seguido de passeata até a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), com manifestações de entidade dos bancos, na Associação Comercial, na Prefeitura de Belo Horizonte, no Ministério do Planejamento e no Tribunal Regional do Trabalho


PARÁ
A partir das 9h, ato público em frente à Federação das Indústrias do Pará (FIEPA), na travessa Quintino Bocaiúva,1.588, em Belém


PARANÁ
A partir das 11h30, ato conjunto das centrais, na Rua XV de Novembro, em frente à Associação Comercial do Paraná.


PERNAMBUCO
A partir das 8h, concentração e atoem frente à sede da Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe), na avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro


PIAUÍ
A partir das 9h30, concentração em frente à Prefeitura de Teresina. Depois, manifestantes seguirão em passeata. Trajeto: inicia no Palácio da Cidade, com Concentração em Frente á Prefeitura de Teresina às 9h30, em seguida entra na Rua Firmino Pires, dobrando na Rua Álvaro Mendes, continua pela Treze de Maio até o Palácio do Karnak.


RIO DE JANEIRO
15h concentração em frente à Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro
Até o meio-dia, serão realizadas panfletagens em toda a cidade


RIO GRANDE DO NORTE
A partir das 9h, em Natal, ato em frente à sede da FIERN (Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte),


RIO GRANDE DO SUL
A partir das 6h, panfletagem nas portarias de fábricas em municípios da Grande Porto Alegre.
Ato em frente à Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS)


SANTA CATARINA
Vigília e ato no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis


 SÃO PAULO
A partir das 10h, ato na avenida Paulista, em frente à sede da Fiesp, na avenida Paulista, 1313


SERGIPE
A partir das 10h, manifestação em frente à sede da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), no Centro Administrativo Governador Augusto Franco, no Bairro Capucho,

 

Fonte: CUT
Foto: Foto de Raquel Kacelnikas – CUT SP