Documentário de Silvio Tendler sobre privatizações está disponível em capítulos no youtube

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

São cinco módulos, cobrindo temas como energia e petróleo, telecomunicações, saúde, educação, entre outros.

Privatizações: a distopia do capital (2014), dirigido por Silvio Tendler, e produzido pela Caliban, com apoio do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), é um documentário sobre a venda de ativos públicos, desmonte e alienação das empresas brasileiras e dos recursos naturais do Brasil, desde a Era Vargas. A pedido do Senge-RJ, a produtora segmentou o filme em capítulos para fins de apresentação em debates e apoio a projetos de formação e capacitação. 
 
Os cinco módulos cobrem o cenário geral de interesses envolvidos nas privatizações, os avanços sobre empresas estratégicas, como Petrobras e Eletrobras, o processo de venda das operadoras de telecomunicações, no governo de FHC, os retrocessos nos serviços públicos, com terceirizações nas áreas de saúde e educação, e na mobilidade urbana, impactando direitos humanos, como o de ir e vir na cidade.
O documentário entrevistou especialistas e lideranças como Luiz Pinguelli Rosa, Carlos Lessa, Guilherme Estrella, João Pedro Stédile, Marcos Dantas, Maria Inês Dolci, Ladislau Dowbor, Maria Inês Bravo, Eduardo Fagnani, Gaudêncio Frigotto, Pablo Gentilli, Ermínia Maricato, Carlos Vainer e Henri Acselrad. 

Confira os links:
 

 
 
Fonte: Senge RJ