Discursos e homenagens abrem 64ª SOEAA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Cerca de duas mil pessoas participaram da abertura da 64ª Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia (SOEAA), no último domingo (12/8), no centro de convenções RioCidadeNova, Rio de Janeiro. A cerimônia de abertura do evento contou com discursos do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, do ex-ministro da pasta, Arnaldo Prieto, dos presidentes do Confea e do Crea-RJ, Marcos Túlio de Melo e Reynaldo Barros, respectivamente. Houve também homenagens, com a entrega da Medalha do Mérito e a inscrição no Livro do Mérito a profissionais e entidades de destaque.

 

O ministro do Trabalho discursou com otimismo, ressaltando sua expectativa de que o PIB nacional cresça além do índice anunciado no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), em 2007. Segundo Lupi, o Brasil precisa investir mais em infra-estrutra e recursos humanos para dar sustentabilidade a esse crescimento.

 

O ministro afirmou que R$ 60 bilhões do FGTS – de cujo Conselho Curador é presidente – serão investidos em programas do PAC para moradia e saneamento, o que vai gerar trabalho para engenheiros e arquitetos. Lupi disse também que o Sistema Confea/Crea precisa aproximar-se da esfera federal para elevar o nível de qualificação do trabalhadores: “O maior desafio é a qualificação dos trabalhadores, que abre portas para novos empregos e possibilita que o país seja competitivo no mercado internacional”.

 

O ex-ministro do Trabalho, Arnaldo Prieto, falou com dificuldade, por estar emocionado. Ele ressaltou a necessidade de “pensar o Brasil”, conforme sugere o subtítulo da 64ª SOEAA. “A idéia que nos unifica é a de construir. Não só no sentido material, mas também no sentido intelectual, de construção de uma sociedade”, disse.

 

Educação é prioridade

Para Marcos Túlio, presidente do Confea, o desafio do país nesse momento é investir na educação. “Nosso país não pode se dar o luxo de ter péssimas estatísticas de educação”, disse. Ele afirmou que o poder público precisa investir mais na área e lembrou a importância do ensino técnico.

 

Marcos Túlio disse ainda que o país está iniciando um ciclo de crescimento econômico, mas apontou “gargalos” que precisam ser resolvidos, como a falta de visão de planejamento nos projetos de infraestrutura e a perda da cultura técnica, com a falta de investimento.

 

O presidente do Crea-RJ, Reynaldo Barros, lembrou que há 25 anos o Rio de Janeiro não sediava uma SOEAA. “Nesse tempo, muitas coisas mudaram. O Sistema acompanhou essa evolução e apoiou a realização de três eventos de repercussão nacional: o Pan, o Parapan e a SOEAA”, destacou.

 

Após a cerimônia, houve shows com o grupo Os Cariocas, os cantores Roberto Menescau e Wanda Sá, além da bateria da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. Os shows foram seguidos da abertura da Expo-SOEAA/2007, que este ano reune 74 estandes.