Diretoria do Senge-PE participa do II Encontro Pernambucano de Engenharia de Produção

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Mercado da Engenharia no Brasil foi tema de mesa redonda no II Encontro Pernambucano de Engenharia de Produção, que teve a contribuição do diretor do Senge-PE Roberto Freire e também do engenheiro Marcílio Cunha, e aconteceu na última terça-feira (23), na Universidade Salgado Oliveira, Universo.

O diretor Roberto Freire apresentou, para cerca de 30 alunos, a história do mercado da engenharia, desde a formação das primeiras turmas de engenharia no Brasil até a crise política e econômica da atualidade.

Roberto falou sobre as importantes conquistas do governo de Getúlio Vargas para a categoria, com a limitação da contratação de engenheiros estrangeiros e a valorização de empresas nacionais. Falou também das inúmeras crises da profissão, inclusive na década de 80, quando ficou famosa a história do “engenheiro que virou suco”, se referindo a um engenheiro que largou a engenharia e abriu uma venda de suco na Avenida Paulista, São Paulo.

Para o diretor do Senge-PE e coordenador do Senge Jovem, Mailson Silva, que também esteve presente no evento, não há como falar de empregabilidade dos engenheiros sem discutir sobre políticas públicas. “Fica claro que, quando um governo faz investimentos, a engenharia se fortalece, com projetos como o Minha Casa, Minha Vida e o Programa de Aceleração de Crescimento, nos governos de Lula e Dilma, o mercado da engenharia teve um salto de crescimento”, enfatiza.

Mailson aproveitou a oportunidade para falar da importância de iniciativas que visem aproximar as entidades sindicais da academia, “o Brasil vive uma situação de crise institucional, depois do golpe dado na presidenta legítima e eleita pelo povo, Dilma Rousseff. Nossas instituições estão fragilizadas, nos aproximarmos dos estudantes, promovendo a interação e apresentando a luta do trabalhador, é uma forma de renovar as esperanças”, finalizou.

O II Encontro Pernambuco de Engenharia da Produção, que aconteceu de 22 a 24 deste mês, é organizado por uma comissão de estudantes da Universo e tem como objetivo promover a troca de informações e experiências entre os alunos, os professores e os estudantes, em busca da valorização da engenharia de produção e de aproximar os jovens ao mercado de trabalho.