Diretor representa Fisenge em congresso na França

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O 13 º Congresso da CFDT Cadres (Confédération Française Démocratique du Ttravail – Confederação Francesa Democrática do Trabalho), realizado entre os dias 17, 18 e 19 de junho na cidade de Nimes, França, contou com a presença do diretor executivo, Raul Otávio da Silva Pereira, representando a Fisenge.

O evento acontece em meio à crise econômica mundial, cujas consequências afetam diretamente os trabalhadores, vítimas de uma situação na qual não são responsáveis, além do desemprego e de outras questões sociais a nível mundial.

É neste contexto que a CFDT Cadres, entidade representativa de cerca de 70 mil engenheiros dos setores público e privado francês, fixou metas específicas para a luta pelo emprego e contra a exclusão profissional.

Foi criado, a partir das discussões, um projeto de resolução geral 2009-2013, apresentado pelo escritório nacional da entidade e submetido à apreciação dos votos dos presentes no congresso, cuja finalidade é amenizar os efeitos produzidos pela crise na classe trabalhadora.

Durante as discussões, ficou claro que o emprego continua a ser prioridade. No entanto, é preciso refletir sobre os efeitos que a crise produz.  É mediante a este contexto, que os profissionais devem ser capazes de questionar as estratégias das empresas, desafiá-las em suas decisões, assim como participar das opções de investimentos e de suas políticas. E, portanto, protagonizar um papel de agente transformador. Já no plano empresarial, é preciso, mais do que nunca, ouvir todos os trabalhadores, suas preocupações individuais e suas necessidades coletivas.

Entre os temas principais do congresso estão: os profissionais como centro das preocupações; a reflexão sobre o papel de todos e suas responsabilidades sociais e a aproximação das entidades sindicais não somente aos trabalhadores, como também aos jovens estudantes e recém-formados.

Aberta para a Europa e para o mundo, a CFDT Cadres investe agora na Eurocadres, organização com seis milhões de membros, associados com a CES (Confederação Européia de Sindicatos) e com a UNI (Union Network Internacional).