Diretor da Fisenge participa de Conferência Mundial de Engenheiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Aconteceu, entre os dias 24 e 26/10, a Conferência Mundial de Engenheiros, na Filadélfia, nos Estados Unidos. O engenheiro e diretor de relações internacionais da Fisenge, Raul Otávio mediou o debate sobre “Futuro do trabalho – onde estarão os trabalhos da engenharia do futuro e como nos preparamos para eles hoje”. O objetivo da mesa é de promover a reflexão sobre a natureza disruptiva da economia digital e o futuro dos engenheiros. Raul também apresentou uma palestra sobre o Coletivo Nacional de Estudantes e o Coletivo de Mulheres da Federação. Além do Brasil, havia representantes do Chile, Estados Unidos, Nigéria, Inglaterra, Suécia, Nepal, França, entre outros países.

“É grande a preocupação das associações e sindicatos presentes com as novas formas de contratação em função das mudanças no cenário profissional – trabalho à distância, self-employment – que vem a ser o “PJ (Pessoa Jurídica)”, como é conhecido no Brasil – remuneração por criação e invenção e também a crescente substituição de mão de obra qualificada por sistemas digitais e robótica”, destacou Raul. A terceirização – inclusive com mão de obra estrangeira – também é uma preocupação global, considerando que o número de empregos de engenharia de uma forma geral está em queda e, muitas vezes, ocorre a substituição da mão de obra local por trabalhadores estrangeiros, que são recebem salários menores.

A necessidade de se estabelecer um código de ética mínimo – se possível, com abrangência mundial – para os profissionais da engenharia, considerando essas novas realidades foi consenso entre os participantes. “Nesse sentido, a Fisenge estabeleceu um protocolo de intenções no intuito de iniciar o desenvolvimento do documento em parceria com a Associação Sueca de Engenharia Sveriges Ingenjorer. Esse trabalho será o ponto de partida para a definição de regras mínimas de conduta profissional para os engenheiros”, destacou Raul. A iniciativa conta com o apoio do presidente da UNI Global Professional and Managers, Ulf Bengtsson.

Ficou latente a curiosidade dos participantes em relação à situação econômica e política no Brasil, feitos os esclarecimentos pertinentes a todos os presentes.