Diretor da Copel perde ação que moveu em retaliação contra denúncias de irregularidades

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Sindicato dos Engenheiros apontou conflitos de interesse e riscos a governança da empresa

“A decisão ainda alerta para o risco de que agentes públicos recorram à justiça com o objetivo de criminalizar aqueles que cobram transparência de suas atividades” – Foto: – Giorgia Prates

 

A Justiça do Paraná impediu uma tentativa de retaliação feita por um ex-diretor da Copel. Ele era alvo de denúncias do Senge-PR e do Coletivo Sindical relativas a conflito de interesses e má conduta administrativa. A sua saída da empresa de energia paranaense ocorreu somente após o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) dar prosseguimento às investigações, que culminou no pedido de desligamento feito no dia 22 de junho de 2021.

Diante das denúncias, o então diretor de Operações e Manutenção da Copel Geração e Transmissão, Thadeu Carneiro da Silva, entrou com uma ação no Tribunal de Justiça do Paraná acusando pessoalmente o presidente do Senge-PR, Leandro Grassmann, de calúnia, difamação e injúria.

O Coletivo de Sindicatos da Copel – e não a pessoa Leandro – havia feito uma série de denúncias contra o diretor da Copel no Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público do Trabalho. As acusações possuem 181 e 195 páginas e foram encaminhadas no dia 25 de março de 2021. Nelas, é pedido investigação para desvios funcionais cometidos no exercício do cargo. Segundo os documentos, mesmo após o alerta de possíveis irregularidades, a Copel nada fez para afastar o funcionário do alto escalão. Os sindicatos pediram abertura de inquérito civil por conta de declarações depreciativas contra funcionários, conduta inadequada durante a pandemia, e falta de transparência na gestão, quando o diretor em questão possuía empresas que prestavam serviços concorrentes à Copel.

Diante das denúncias, na ação movida em 20 de abril de 2021, Thadeu Carneiro alegou que Leandro Grassmann estaria promovendo uma devassa e perseguição contra si. Argumento não acolhido pelo juiz Fernando Bardelli Silva Fischer, relator do caso. Para ele, “não se percebe o dolo específico de macular a honra de Thadeu Carneiro da Silva”, permitindo a conclusão de que o querelado (Leandro Grassmann) pedia providências à COPEL, para que fosse averiguada uma situação de possível irregularidade.

Prática antissindical

A decisão ainda alerta para o risco de que agentes públicos recorram à justiça com o objetivo de criminalizar aqueles que cobram transparência de suas atividades. “Não se pode admitir o entendimento de que denúncia de irregularidade que, eventualmente, não se confirma constitui delito de calúnia, sob risco de criminalização do controle da Administração Pública e de seus agentes. A Administração Pública se pauta na publicidade, noção que engloba a ideia de controle popular”, destaca a sentença.

“A decisão do Tribunal de Justiça é importante por dois motivos. Primeiro porque reforça a atuação dos sindicatos em defesa do interesse público. Em segundo porque freia tentativas de constranger pessoas e entidades que se propõe a fiscalizar entidades públicas e privadas. A intimidação com ações judiciais personalizadas não é e nunca será o melhor caminho para a transparência dos atos e de quem deve se explicar em função do cargo que ocupa e das decisões que toma”, avalia Leandro Grassmann, presidente do Senge-PR.

A decisão foi anunciada ontem (17) e ainda cabe recurso.

Fonte: Manoel Ramires, Brasil de Fato – Edição: Pedro Carrano

Foto: Giorgia Prates