Dilma sanciona lei sobre renovação das concessões e veta emenda sobre segurança do trabalhador

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Dando continuidade às mobilizações do setor elétrico, a Fisenge participou no último dia 10, em Brasília, de uma reunião entre a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e representantes sindicais para debater o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2014 do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Representando a federação, Gunter Angelkorte contou que as entidades questionaram a retirada da gratificação de perda de massa salarial e a redução da gratificação de férias. No dia seguinte à reunião, a presidenta Dilma Rousseff sancionou, no dia 11, a lei nº 12.783/13 que prorroga as concessões de geração de energia elétrica. Um dos artigos vetados – emenda proposta pelas entidades sindicais e apresentada pelo deputado Vicentinho – diz respeito à obediência aos padrões de saúde e segurança no trabalho, previamente definidos pela Aneel. “Nós, Fisenge e FNU, encaminhamos, no dia 4 de janeiro, um documento à presidenta Dilma pedindo a aprovação da emenda 72. Lamentamos esta postura do governo, que demonstra descaso com os trabalhadores. O momento agora é de mobilização para garantir os direitos conquistados e avançar ainda mais nas negociações coletivas do setor elétrico”, destacou o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt.

Gunter destaca que o momento que o setor elétrico está vivendo não é bom. “Estamos em plena negociação de acordo coletivo, tentando melhorar as condições de trabalho. Ao mesmo tempo, a presidenta Dilma anuncia um veto, que deixa claro o viés neoliberal instalado no setor elétrico. Precisamos mobilizar os trabalhadores e garantir nossos direitos”, reforçou. De acordo com Gunter, as entidades questionaram a retirada da gratificação de perda de massa salarial e a redução da gratificação de férias. “Também questionamos o Plano de Gestão de Cargos e Remuneração (PGCR), pois a empresa alega que já entregou para a Aneel, mas esta tem dúvidas sobre o plano”, explicou. Ao final da reunião, as entidades protocolaram um documento com as reivindicações e aguardam análise da Aneel.

A emenda 72 e os trabalhadores
A emenda 72 dispõe sobre a submissão dos padrões de saúde e segurança no trabalho e de respeito aos direitos e garantias dos consumidores, a serem definidos pela Aneel e legislação vigente. “Para que as concessionárias cumpram com a Lei, é necessário garantir submissão aos padrões de saúde e segurança, bem como impedir a terceirização de atividades fim das concessionárias, principalmente aquelas relacionadas com a regularidade, continuidade, eficiência e cortesia na prestação de serviços”, alega o documento.

Um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), divulgado em 2010, aponta um nível de terceirização do setor elétrico, na casa dos 58,3% da força de trabalho com taxas mais elevadas de morte no setor terceirizado. Em 2008, a taxa de mortalidade no setor elétrico foi de 32,9 mortes por grupo de 100 mil trabalhadores. Nos três anos analisados, os dados demonstram taxas de mortalidade substancialmente mais elevadas para o segmento terceirizado. A taxa ficou em 47,5 para os terceirizados contra 14,8 para os trabalhadores do quadro próprio das empresas. “Falar de terceirização significa, essencialmente, falar de saúde do trabalhador, uma vez que as mortes são mais elevadas. O veto à emenda 72 vai contra os dados apresentados e a atual situação no setor elétrico”, questiona Gunter.