Dieese e centrais se reúnem para debater reforma da Previdência

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

As Centrais Sindicais e o Dieese realizam hoje (7) e amanhã (8), em São Paulo, o seminário Reforma da Previdência Social – Desafios e Ação Sindical. O evento servirá para discutir a PEC 287 enviada pelo governo Temer ao Congresso.

O Seminário é parte de uma série de ações que visam debater, informar e mobilizar o movimento sindical e a sociedade para resistir às mudanças que o governo quer efetuar na Seguridade Social. O sindicalismo rechaça algumas propostas apresentadas na previdência pública, que restringem direitos e penalizam a população – em especial os mais pobres, mulheres e idosos.

Assim sendo, as entidades irão pleitear alterações no texto da PEC, durante sua tramitação no Congresso Nacional. João Carlos Gonçalves (Juruna), secretário-geral da Força Sindical, disse à Agência Sindical que o seminário servirá para unificar as propostas que as Centrais negociarão com os parlamentares.

Dieese – Para o diretor-técnico Clemente Ganz Lucio, o seminário vai além da necessidade do movimento sindical conhecer a proposta de reforma da Previdência. “É preciso construir uma visão sindical acerca de um projeto de continuidade sustentável da Previdência Social. Por um lado, garantindo pleno acesso aos benefícios previdenciários e à assistência social. Por outro, assegurando fontes de financiamento compatível com esse propósito”, ressalta.

Tramitação – Logo depois de reeleito presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) anunciou que a comissão especial que vai tratar da matéria será instalada nesta semana. Ele indicou Sergio Zveiter (PMDB-RJ) e Arthur Maia (PPS-BA) como presidente e relator, respectivamente.

Diap – Marcos Verlaine, assessor parlamentar do Diap, avalia que a escolha dos parlamentares pode complicar a negociação de mudanças no texto. “Artur Maia foi o relator do projeto da terceirização, aprovado na Câmara sob protestos do sindicalismo. Esses dois nomes estão alinhados com os interesses do governo e do mercado. Isso pode dificultar o diálogo com as Centrais”, afirma.

Seminário – O evento acontece no auditório do Sindicato dos Padeiros de São Paulo (rua Major Diogo, 126, Bela Vista), das 8h30 às 18 horas.

Para assistir ao seminário sobre a Reforma da Previdência, acesse: http://migre.me/w0IeE.
Se o seu computador, celular ou tablet não tiver o plugin necessário, entre no link https://www.hlsplayer.net/rtmp-player, copie e cole este link rtmp://wowza3.netpoint.com.br/fabiomendes/aovivo no espaço que aparece antes da palavra Play. É só esperar que a transmissão será iniciada.

 

Com informações Repórter Sindical Foto: Reunião no Dieese