#DiaDoEngenheiro – ARTIGO: “A Engenharia faz parte de nossas vidas”, por Ubiratan Félix

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

“A Engenharia faz parte da nossas vidas”

Por Ubiratan Félix*

No dia 11 de dezembro, comemoramos o dia do engenheiro e da engenheira. Neste dia, no longínquo ano de 1933, o Presidente Getúlio Vargas assinou o decreto regulamentando o exercício profissional da Engenharia e Arquitetura.

A Engenharia faz parte do nosso dia a dia, pois o resultado da atuação profissional dos engenheiros está presente quando acordamos, nos alimentamos, nos deslocamos, comunicamos, nos divertimos. Em todas essas ações, com certeza estaremos usufruindo de um projeto, um produto, uma obra, que teve a participação de engenheiros nas suas diferentes modalidades. A Engenharia cumpre sua função social diariamente na cidade e no campo, ajudando a construir um país mais justo, desenvolvido e sustentável.

Os engenheiros e as empresas de engenharia brasileira nada devem em tecnologia, conhecimento e inovação às empresas e profissionais estrangeiros. As nossas empresas e profissionais executam obras e projetos em mais de 50 países espalhados em todos os continentes, com excelência e qualidade. O PIL, Programa de Investimento e Logística, tem previsão de investimentos em 5 anos na ordem de 750 bilhões de reais. Todo este investimento deverá contar com participação expressiva de profissionais de Engenharia, desafiando o Estado e a sociedade brasileira na priorização dos investimentos em educação, formação e capacitação de profissionais da área tecnológica que consigam atender aos pressupostos de Empreender, Inovar, Projetar, Executar e Gerenciar.

Apesar da importância das engenharias na vida cotidiana do cidadão, apenas 9% dos concluintes do ensino médio ingressam nas carreiras tecnológicas. Em vista deste quadro é fundamental atrair jovens para os cursos de Engenharia, diminuir a evasão (em torno de 30% nos dois primeiros anos da graduação) e aproximar a Universidade das empresas, tornando a formação e os cursos mais atuais e conectados com realidade social econômica do Brasil. Apenas para exemplificar: na China, 33% dos graduados são engenheiros; na Coreia do Sul, 65%. Este talvez seja um dos motivos para que esses países sejam exportadores de produtos com alta tecnologia agregada.

É necessário que, neste dia festivo, a sociedade e o poder público reflitam como é importante a atuação destes profissionais na construção do bem-estar do ser humano. A luta das nossas entidades pela valorização profissional, pelo cumprimento do Salário Mínimo Profissional (SMP) e o reconhecimento da engenharia como carreira de Estado – como o são os juízes e os promotores públicos -, são medidas fundamentais para o aumento da capacidade e da eficiência do Estado brasileiro. Além disto, é fundamental que os governos federal, estaduais e municipais efetivem a implantação da Engenharia Pública como instrumento que garanta o acesso da população de baixa renda à assistência técnica de qualidade.

Apesar dos avanços dos últimos anos, ainda não vivemos em um ambiente perfeito para a Engenharia e a sociedade. O Estado brasileiro está em disputa e cabe aos engenheiros exercer um papel estratégico na construção de uma sociedade mais justa, democrática e sustentável. 

Para finalizar, neste dia festivo gostaríamos de reafirmar o nosso Compromisso com a Engenharia e o Brasil.

*Ubiratan Félix é engenheiro civil, professor do IFBA e Presidente do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge-BA)