Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

25 de julho, é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. O Coletivo de Mulheres da Fisenge reuniu informações sobre 4 mulheres negras brasileiras que exerceram e ainda exercem posição de destaque em suas profissões. São elas Viviane dos Santos Barbosa, Anita Canavarro, Enedina Alves e Sonia Guimarães. Confira!

Viviane dos Santos Barbosa 

Começamos a série com a baiana Viviane dos Santos Barbosa. Ela fez bacharelado em engenharia química e bioquímica pela Delft University of Technology, na Holanda, com mestrado em nanotecnologia na mesma instituição. Também cursou química industrial por dois anos na Universidade Federal da Bahia, mas, nos anos 90, decidiu ir para Holanda, onde desenvolveu uma pesquisa com catalisadores (que aceleram reações) por meio da mistura de Paladium e Platina. O projeto foi premiado em 2010, durante a conferência científica internacional, na cidade de Helsinki, na Finlândia, onde competiu com outros 800 trabalhos.

Anita Canavarro

A segunda homenageada é Anita Canavarro, que é presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), professora de química na Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutora em Ciências pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ). Anita também é fundadora do grupo de Estudos sobre a Descolonização do Currículo de Ciências (CIATA) do Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás (CIATA-LPEQI/UFG).

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Enedina Alves

A terceira homenageada é Enedina Alves, primeira engenheira negra do Brasil, formou-se em Engenharia Civil em 1945 pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Construiu a maior hidrelétrica subterrânea do sul do país (Usina Capivari-Cachoeira), contribuindo para a soberania energética.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

Sonia Guimarães

A quarta homenageada é Sonia Guimarães, a primeira mulher negra professora no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) de São José dos Campos e a primeira a conquistar o título de doutorado em física pela University of Manchester Institute of Science and Technology.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

Por Comunicação Fisenge