Dia do Engenheiro Agrimensor: 4 de junho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Uma das primeiras atividades de Engenharia desenvolvidas pelo homem, a Agrimensura permanece indispensável como trabalho básico em várias intervenções atuais. Das demarcações de terras em áreas urbanas até a aferição dos limites territoriais do Brasil, os engenheiros agrimensores desenvolvem uma série de atividades que dão suporte a boa parte da intervenção humana na natureza.

Esses profissionais são responsáveis pelo levantamento e medições de terrenos. Conhecem, profundamente, características topográficas, geológicas e geodésicas do país e são capazes de realizar análises batimétricas e cartográficas. Esse conhecimento é capaz de prever, por exemplo, parte do custo de uma obra ou, até mesmo, que cuidados os profissionais que trabalharem em determinado terreno terão de tomar para evitar acidentes.
 Com a demanda por um planejamento territorial mais adequado, o trabalho dos engenheiros agrimensores valoriza-se ainda mais. A introdução de tecnologias, como o GPS, os satélites de georreferenciamento, a aerofotogrametria e os programas de computador para o processamento de dados geográficos, contribuem para que o trabalho de medir o espaço esteja cada vez mais preciso.
 

A aplicação da Agrimensura na indústria cresce junto ao desenvolvimento do setor. Engenheiros agrimensores realizam cálculos para posicionar corretamente as máquinas e, principalmente, os robôs de precisão nas linhas de produção.
 Atualmente, 3757 engenheiros agrimensores estão cadastrados no Sistema Confea/Crea, um número ainda pequeno para um país de mais de 8,5 milhões de Km2 e que ainda possui um elevado número de áreas a serem demarcadas.
 

No Brasil, apenas 9 instituições de ensino superior cadastradas no Ministério da Educação oferecem curso de Engenharia de Agrimensura: Universidade do Extremo Sul Catarinense; Faculdade de Engenharia e Agrimensura de Pirassununga; Faculdades Integradas de Araraquara ; Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Universidade Federal de Alagoas; Universidade Federal do Piauí ; Faculdade de Engenharia de Minas Gerais; Escola de Engenharia de Agrimensura ; e Fundação Universidade Federal de Viçosa.
 FONTE: Thiago Tibúrcio

Assessoria de Comunicação do Confea