Despejo de escola agrícola deixará 205 jovens rurais sem estudo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) emitiu, nesta segunda-feira (27), uma nota de repúdio à ordem de despejo da Escola Família Agrícola Bontempo, localizada no município de Itaobim, em Minas Gerais.

Com o despejo, cerca de 200 filhos de agricultores ficarão sem a escola, que foi construída pelos trabalhadores rurais do Médio Jequitinhonha e atende mais de 20 municípios da região.

Logo após o feriado de carnaval, a notícia da ordem de despejo foi recebida  pela associação de trabalhadores e familiares que administra a escola. O pedido de reintegração de posse foi do Padre Felici Bontempi.

A escola agrícola foi construída em um terreno doado em comodato por tempo indeterminado pela Fundação Brasileira de Desenvolvimento, cujo presidente é o próprio Padre.

A luta na Justiça já dura 5 anos. Em todo este tempo, os administradores da escola buscaram saídas através do diálogo. Já foram realizadas uma audiência pública na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais em 2010; tentativas de conciliação no Tribunal de Justiça de Minas Gerais; e reuniões no Fórum de Medina, cidade próxima a Itaobim.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) lamenta o ocorrido e solicita às autoridades competentes envolvidas que “tomem as providências necessárias para que o direito universal à educação seja respeitado”.

Fonte: Pulsar