DENÚNCIA E NOTA DE REPÚDIO À PRESIDÊNCIA DO CREA/RO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia – SENGE/RO, vem a público denunciar a atitude arbitrária e antidemocrática do Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia – CREA/RO, na pessoa do seu Presidente, o Eng. Nélio Alzenir Afonso Alencar de expulsar, do recinto da Plenária do CREA/RO, o Eng. Inaldo de Melo Gomes – Presidente do SENGE/RO, ocorrida neste dia 30 de março de 2015, por volta da 17 h 10 min., sem motivos aparentes, quando a referida Plenária discutia o teor do relatório da comissão de sindicância administrativa instaurada para averiguar possíveis irregularidades na renovação do terço dos conselheiros do SENGE/RO com mandatos 2015 a 2017. Fato este presenciado pela reportagem da TV Rondoniagora que inclusive foi alvo da fúria descontrolada do Presidente do CREA/RO, Sr. Nélio Alencar, tendo sido expulsa também do recinto daquela plenária, com quem nos solidarizamos.

Ressaltamos nossa estranheza quanto à atitude do Presidente do CREA/RO, demonstrando total despreparo na condução dos destinos de nosso conselho profissional.

Queremos denunciar à toda a população de Rondônia que desde o ano de 2014, que o mandatário do CREA/RO, Eng. Nélio Alencar forçou a instalação de comissão de sindicância administrativa com o único objetivo de retirar os conselheiros do SENGE/RO da composição do Plenário do CREA/RO, os quais têm se mostrado vigilantes quanto às ações daquela Presidência que devido sua má gestão à frente dos destinos do CREA/RO causou recentemente um déficit financeiro de quase 1,5 milhão de reais e que cancelou e não deu, até então, a posse aos 05(cinco) conselheiros que o SENGE/RO faz jus no ano de 2015. Vale salientar, que o SENGE/RO é a única entidade de Rondônia, vinculada ao Sistema CONFEA/CREA, que funciona em expediente normal, com sede própria, recursos próprios e que há mais de 03 (três) anos não recebe nenhuma ajuda financeira do CREA/RO, embora haja previsão de repasses através de normativos do Conselho Federal. Conte-se a isso as descabidas tentativas de transferências de funcionários, barradas pela Justiça, demissões de funcionários sem justa causa sem instalação de comissão de sindicância por que não há nada contra os mesmos e também instalação de comissão de sindicância forjada com intuito exclusivo de demitir funcionários que votaram em outros candidatos à eleição do CREA/RO em novembro próximo passado e o Sr. Nélio Alencar se reelegeu à Presidência.

Dessa forma, vimos repudiar veementemente a atitude arbitrária e antidemocrática do Presidente do CREA/RO, Eng. Nélio Alencar, pela expulsão da Plenária do CREA/RO, sem motivos convincentes, do Eng. Inaldo de Melo Gomes – Presidente do SENGE/RO, assim como também da reportagem da TV Rondoniagora.

Porto Velho/RO, 31 de março de 2015.

A DIRETORIA DO SENGE/RO.