Definido o tema do 11º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

“Resistir! Em defesa da engenharia e da soberania nacional” é o tema central definido para o 11º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge). A decisão foi aprovada durante a reunião do Conselho Deliberativo da Fisenge, realizada no dia 14/10. Os outros temas escolhidos foram “Proteção social e do trabalho” e “O desenvolvimento e a soberania nacional”. De acordo com o presidente da Fisenge, o engenheiro Clovis Nascimento, o tema central tem o objetivo de refletir o momento de resistência à agenda de retirada de direitos e de ataque à engenharia nacional. “Retrocessos, retirada de direitos trabalhistas e sociais, narrativas de ódio e destruição da engenharia nacional são alguns dos fatores que estão permeando o atual momento histórico no Brasil. É preciso fortalecer a resistência e lutar pela manutenção dos postos de trabalho, pelos direitos trabalhistas e sociais, pela democracia e pela engenharia brasileira”, afirmou Clovis.

Pela segunda vez, irá acontecer o Fórum de Estudantes com programação própria e com política de paridade de gênero. O congresso também irá abordar em seus subtemas questões sobre recursos naturais; ensino da engenharia; organização e formação sindical; terceirização; pejotização; fortalecimento do Estado brasileiro; políticas públicas e o papel da engenharia para o desenvolvimento sustentável. “O Fórum de Estudantes é uma iniciativa fundamental, porque dialoga com as futuras engenheiras e os futuros engenheiros. O Consenge é um espaço que busca a construção de soluções conjuntas para os problemas da sociedade como a igualdade e defesa dos direitos, a maternidade no mundo do trabalho e no ambiente universitário, novas construções sociais a respeito do feminino e do masculino, o enfrentamento à violência contra as mulheres nas universidades e o desequilíbrio de poder nas relações de trabalho”, disse a diretora da mulher da Fisenge, a engenheira Simone Baía.

Em todos os temas e subtemas, a questão de gênero estará presente nos debates e nas formulações com o objetivo de promover políticas específicas de gênero e sensibilizar as pessoas acerca da temática. O 11º Consenge irá acontecer, em Curitiba (PR), entre os dias 6 e 9 de setembro de 2017 e tem a estimativa de público de 300 profissionais e lideranças sindicais.