CUT realizará V Encontro Nacional de Comunicação em São Paulo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A Central Única dos Trabalhadores realizará em São Paulo, de 15 a 17 de julho, o seu V Encontro Nacional de Comunicação (ENACOM), “com o compromisso de que seja um espaço para a construção de propostas concretas que contribuam para consolidação de políticas públicas de comunicação no Brasil e promovam a formação de uma rede de comunicação cutista”.

O principal objetivo do evento é possibilitar que as CUTs estaduais e ramos se apropriem deste tema estratégico no seu dia a dia, “por meio das secretarias de comunicação das estruturas horizontal e vertical da Central, seja na participação do processo da Conferência Nacional de Comunicação”, onde haverá um duro embate entre os movimentos sociais que lutam pela sua democratização, pela pluralidade e diversidade, e o setor mercantil, que vê a informação como mercadoria.

“Ao reafirmar a concepção de que o desenvolvimento do país se dá com emprego, renda e democracia, e que o enfrentamento aos efeitos causados pela crise internacional sustenta-se neste tripé, a CUT entende que ações efetivas em defesa da democratização dos meios de comunicação, que façam frente ao latifúndio midiático que impera em nosso país é prioridade na disputa pela hegemonia na sociedade e para ampliação de nossa luta por uma sociedade justa, igualitária e socialista”, afirma o texto base apresentado pela Secretaria Nacional de Comunicação da CUT.

Para o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, “democratizar a comunicação significa colocar os meios a serviço da sociedade como um todo e não apenas de grupos econômicos que, infelizmente, têm feito da concessão pública mais do que um espaço privado, mercantil”. Conformar instrumentos para fazer a disputa de hegemonia, colocando em pauta o projeto da classe trabalhadora, avalia Artur, é uma questão chave para o aprimoramento do processo democrático.

Entre as prioridades para o período sustenta Rosane Bertotti, secretária Nacional de Comunicação, “está a de potencializar a utilização dos meios de que dispomos – como o Jornal da CUT e o Portal do Mundo do Trabalho – aprimorando-os e investindo em novos instrumentos, visando eficácia na divulgação de nossas ações e reafirmação de nossos princípios, fundamentais para a disputa”. Em relação à Conferência, acrescentou, um dos principais objetivos é costurar uma ampla unidade entre os movimentos sociais para garantir a reestruturação das leis que regem a comunicação no Brasil, “há muito não aplicadas e obsoletas”.

ENACOM – Serão delegados/as do Encontro os/as Dirigentes da Executiva Nacional, representantes das Estaduais da CUT e dos Ramos, pelos critérios de participação estatutários utilizados para a composição da Direção Nacional, com exceção dos casos onde a Estadual ou o Ramo tenham direito a apenas um representante. Nestes casos, será autorizada a inscrição de dois delegados/as, prioritariamente nestes casos, o primeiro nome deverá ser o do/a secretário/a de Comunicação.

Conforme orientação anterior, as Estaduais da CUT e os Ramos deverão realizar processo preparatório ao ENACOM durante os CECUTs, portanto, o tema deverá integrar a pauta dos Congressos Estaduais da CUT, visando o aprofundamento do tema, a discussão de propostas a serem levadas ao Encontro Nacional de Comunicação e a tirada de delegados/as ao ENACOM, que não necessariamente devem ser delegados/as aos CECUTs.

V ENCONTRO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO

Programação:

QUARTA-FEIRA, 15 de julho

18 horas – Abertura

Mídia, poder e democracia – reflexões sobre a comunicação no Brasil

Artur Henrique – presidente nacional da CUT

Venício Lima – professor da UNB e autor do livro “Mídia: crise política e poder no Brasil” Rosane Bertotti – coordenação da mesa

QUINTA-FEIRA, 16 de julho

9 horas

A Conferência Nacional de Comunicação e a democratização

Carlos Augusto Schroeder – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC)

João Brant – Coletivo Intervozes

Roseli Goffman – Conselho Federal de Psicologia

Marcos Dantas – professor da PUC/RJ e autor do livro “Agenda democrática para as comunicações”;

15 horas

As alternativas da mídia e a disputa de hegemonia

Paulo Salvador – Rede Brasil Atual

Joaquim Palhares – Agência Carta Maior

Renato Rovai – Revista Fórum

José Sotter – Rede Abraço

Representante do Settaport – Sindicato dos Portuários de Santos (Programa Canal Aquaviário)

SEXTA-FEIRA, 17 de julho

9 horas

Desafios e perspectivas da comunicação cutista

Rosane Bertotti – secretária nacional de Comunicação da CUT

Representantes da Fenaj, Fittert, Fittel e Fenadados

Encaminhamento das propostas

14 horas

Plenária final