Aplicativo, creche e igualdade de acesso são algumas das inovações deste Congresso
Por Érica Aragão e Walber Pinto, para a CUT
Com o tema “Educação, Trabalho e Democracia”, a abertura do CONCUT terá a presença dos ex-presidentes do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, do Uruguai, Pepe Mujica e da Presidenta Dilma Rousseff.
Neste Congresso a CUT elegerá a direção executiva com a paridade de gênero, demanda do 11º CONCUT que aconteceu em 2012. 22 homens e 22 mulheres apontarão a linha política pelos próximos quatro anos.
No 12º CONCUT mais de 3.200 pessoas participam, entre elas 2.500 delegados/as, 300 observadores/as, 200 convidados/as internacionais e mais de 200 funcionárias e funcionários da CUT.
Márcia Hosana, delegada do Espírito Santo, participa pela primeira vez como delegada e ficou surpresa com o reconhecimento nacional e internacional da CUT. “Dá para gente perceber a importância da CUT dentro e fora do país. Aqui a gente pode fazer um intercâmbio com todos os estados do país e com sindicalistas internacionais”.
Aplicativo da CUT é lançado durante o 12 Congresso
Uma das inovações desse Congresso foi a utilização do aplicativo da CUT para informações sobre o Congresso, disponível para smartphone e tablet. As delegadas e delegados terão em suas “mãos informações com mapa do evento, programação, hospedagens, passagens aéreas, entre outras.
O aplicativo vai permitir também que qualquer pessoa baixe os materiais que serão distribuídos em formato impresso aos participantes durante o Congresso, além de documentos referentes ao CONCUT.
Carlos Alberto Dias, delegado do Maranhão, usou o aplicativo e elogiou. “Eu usei o aplicativo para ver os horários das minhas passagens e para ler todas as informações do Congresso e foi muito eficiente”.
Para baixar o aplicativo clique aqui (em breve estará disponível para IOS e Windows Phone)
Restaurante para mais de 3 mil pessoas
Para alimentar mais de 3 mil pessoas durante uma semana de evento, a organização do CONCUT montou um restaurante para almoço e jantar refeições em um restaurante construído especialmente para o Congresso.
Rosilene Bezerra, delegada de Alagoas, disse que o reconhecimento aos trabalhadores da cozinha é super importante. “O espaço é ótimo, a comida muito boa e os trabalhadores que estão servindo as refeições merecem respeito e gratidão dos participantes do CONCUT”.
Creche
Para o maior conforto às delegadas e delegados, a CUT disponibiliza um espaço para crianças, com monitoras e monitores, berçário, vídeo game, pula-pula, pinturas de rosto, entre outras atividades.
A creche, que funciona das 9h às 19h, teve mais de 25 crianças inscritas.
Transmissão ao vivo pela internet
A abertura política do CONCUT que acontece nesta terça (13) terá transmissão ao vivo pela internet no site da CUT.
Na parte da manhã, no Seminário Internacional, mais de 1100 pessoas acompanharam ao vivo a programação.
cut.org.br
No site, os jornalistas da CUT estão atualizando o minuto a minuto. Se preferir, você pode acompanhar as notícias em tempo real. É só acessar!
Igualdade de acesso
Umas das novidades deste 12º CONCUT é o lançamento da cartilha “Direito é Bom: Nós Gostamos e Lutamos por Ele”. O modelo traz conteúdo atualizada, além de produção comum, em braille e ampliada que ajuda pessoas com deficiência visual beneficiar-se da escrita e da leitura, dando-lhes acesso ao conhecimento, favorecendo sua inclusão na sociedade e o pleno exercício da cidadania.
Os telespectadores com deficiência auditiva podem acompanhar todos os debates por meio da tradução para libras, outra inovação do CONCUT.
Exposições
Quem passa pelo espaço no Pavilhão de Exposições do Anhembi, também se depara com um estande sobre a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, que foi sancionada em junho deste ano pela presidenta Dilma Rousseff.
Márcio Raniere, 36, que participa do Congresso, elogiou a organização do evento. ” A acessibilidade para nós cadeirantes está muito boa. Está 100%, afirma.
Cerca de 30 estandes com publicações de revistas de esquerda e produtos variados como vendas de camisetas, livros e artesanatos são apreciados pelos delegados e delegadas no Congresso.
Fonte: CUT