Curso no Senge-PR trata de novas normas de Proteção contra Descargas Atmosféricas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Evento teve presença maciça de profissionais de engenharia e despertou o interesse para novos temas da área de Elétrica.

Durante os dias 20 a 22 de outubro, foi realizado no Senge-PR o curso “Proteção contra Descargas Atmosféricas – Aterramento e Proteção de instalações e Equipamentos Sensíveis aos Surtos e Transientes”, que tratou da nova (NBR 5419), definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Ministrado pelo engenheiro eletrônico Antonio Roberto Panicali, o curso apresentou várias alterações nos projetos de SPDAs (Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas) inseridas com a revisão da norma. O conteúdo foi distribuído em quatro partes: Princípios gerais de proteção; Análise de risco com exigência de conhecimento detalhado das condições estruturais e operacionais das instalações a serem protegidas; alterações no dimensionamento do SPDA, do aterramento e nos testes de continuidade das ferragens estruturais; e a proteção de sistemas elétricos e eletrônicos internos às instalações.

Panicali tem formação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1964; mestrado em “Electrical Engineering” pela Universidade de Illinois (1970); doutorado em “Eletrical Engeneering” pela Universidade de Illinois (1970); pós-doutorado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1983). Trabalhou como consultor do CPqD por 22 anos nas áreas de antenas; EMC e proteção contra raios. Atualmente é diretor e consultor da empresa PROELCO – Proteção Elétrica e Compatibilidade Eletromagnética.

Ao final do evento, que contou com a presença maciça de engenheiros, foram feitas sugestões de outros cursos relacionados ao setor Elétrico que serão avaliados pelo Senge-PR sobre a possibilidade de realização. Entre as sugestões estiveram:

  • Curso sobre parametrização e testes em relés de proteção (ver www.fupai.com.br)
  • Curso sobre a norma técnica de entrada em MT
  • Curso sobre aterramento – Projeto, instalação, medições, equipamentos confiáveis
  • Curso sobre a NR 10 com foco em projeto (ou projetos elétricos satisfazendo a NR 10)
  • Curso sobre interferências eletromagnéticas.
  • Curso sobre softwares para simulação computacional (ATP – LACTEC / NEC)
  • Curso sobre qualidade da energia elétrica (Fupai / Engepower)
  • Curso sobre operação e manutenção de subestações elétricas.

O evento realizado no auditório do Senge-PR também o teve o apoio da Associação Paranaense dos Engenheiros Eletricistas (APEE); do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR); da Associação Paranaense dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (Apes) e do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP).

Fonte: Senge-PR