Curso de Formação “O Petróleo tem que ser nosso”

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Formar multiplicadores capazes de defender o controle público sobre nossas reservas petrolíferas e da necessidade de destinação desses recursos para demandas sociais. Entender a proposta de lei construída e defendida pelos movimentos sociais. Conhecer os quatro projetos do Governo, assim como legislação atual para o setor petróleo. Estes são os principais objetivos do Primeiro Curso de Formação da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso, que acontece nesse sábado, 3 de outubro, a partir das 9 horas, na sede do Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro.

O curso contará com palestras do professor da USP Ildo Sauer e do petroleiro baiano Nelson Araújo. Do processo geológico de formação do pré-sal até as propostas políticas de gestão do petróleo, passando pela discussão de matrizes energéticas e das guerras motivas pelo ouro negro, a metodologia escolhida objetiva aprofundar o temário e capacitar mais militantes a serem debatedores e multiplicadores da campanha.

Vagas limitadas

Para garantir maior interação entre os participantes e os debatedores, a comissão organizadora do curso estabeleceu o limite de 100 inscrições para o curso. A Agência Petroleira de Notícias do Sindipetro-RJ é a responsável pelo credenciamento dos participantes. A inscrição deve ser feita até 17h dessa sexta, 2 de outubro. O interessa pode efetuar seu cadastro indo pessoalmente na sala da Agência Petroleira de Notícias (situada no Sindipetro-RJ), mandando e-mail com nome, telefone e entidade para agencia@apn.org.brEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email ou ligando para 3852-0148 r.232.

Confira a programação completa do curso:

9:00 – Café da Manhã e Credenciamento
9:25 Abertura Emanuel Cancela
9:30 – Exibição do Filme O Petróleo Tem que Ser Nosso
10:30 – Palestra de Nelson Araújo, petroleiro da Bahia
11:30 – Perguntas e Colocações
12:30 – Almoço
13:20 – Exibição de vídeo da Petrobrás
13:40 – Palestra de Ildo Sauer, professor da USP
14:40 – Perguntas e Colocações
15:40 – Intervalo Café
16:00 – Grupos de Estudo sobre os pontos da campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso e o projeto do petróleo dos movimentos sociais:
Grupo 1 – Com Francisco Soriano e Sérgio Gomes
Grupo 2 – Com Edson Munhoz e Antony de Valle
17:30 – Plenária de Encaminhamentos Finais

O Sindipetro-RJ fica na Av. Passos, 34, Centro do Rio, próximo à Praça Tiradentes.