Crea-PB promove primeiras eleições virtuais para presidente de regional

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Brasília, 23 de maio de 2022.

Ao longo de toda esta segunda-feira (23/5), o Crea-PB promove as eleições para a presidência do regional, em decorrência do falecimento do presidente eng. civ. Antonio Carlos de Aragão, em agosto último. As eleições também marcam o primeiro processo eleitoral virtual para a escolha de um presidente de Crea na história do Sistema. Em 11 de novembro último, o Confea realizou as primeiras eleições nesse formato, quando foram eleitos os conselheiros federais dos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Piauí, Roraima, Santa Catarina e das instituições de ensino, grupo Agronomia.

Segundo o conselheiro federal eng. civ. Daltro de Deus Pereira, coordenador da Comissão Eleitoral Federal (CEF), “as eleições se devem ao fato de o Regimento do Crea-PB determinar que sejam promovidas novas eleições em caso de vacância com prazo para o término de mandato superior a 12 meses. Como o processo eleitoral virtual de novembro foi bem sucedido e se tornará uma rotina no Sistema, não poderia ser diferente em relação a essas eleições que se tornam históricas para o Sistema”, descreve. A CEF tem como titulares, além de Daltro: eng. ftal. Ricardo Lüdke (coordenador adjunto), eng. eletric. José Miguel de Melo Lima, eng. eletric. Genilson Pavão e eng. mec. Michele Costa Ramos.

Conforme a Lei nº 8.195/1991, “os Presidentes dos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia serão eleitos pelo voto direto e secreto dos profissionais registrados e em dia com suas obrigações para com os citados conselhos, podendo candidatar-se profissionais brasileiros habilitados de acordo com a Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966”. O presidente do Crea-PB concluirá o mandato até 31 de dezembro de 2023.

As eleições podem ser feitas pelos profissionais habilitados por qualquer aparelho conectado à internet, por meio do site votaconfea.com.br, no período das 8h às 19h. Os candidatos são, em ordem alfabética, os engenheiros civis Adilson Dias de Pontes e Hugo Barbosa de Paiva Junior. O resultado será anunciado ainda nesta segunda-feira, e sua homologação será feita até o próximo dia 27 de maio, durante a plenária do Confea.

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação  do Confea

 

Fonte: Conselho Federal de Engenharia e Agronomia

Imagem: Reprodução