Corrida contra a corrupção

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Com objetivo de sensibilizar a sociedade brasileira de forma lúdica, o projeto “Venceremos a Corrupção” realiza, no dia 12 de dezembro, uma corrida em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, em uma tentativa de estimular a população a cobrar a transparência da aplicação do dinheiro público. Essa será a primeira ação do projeto, que é formado por quatro entidades: Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Contas Abertas, Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) e Comunidade de Inteligência Policial e de Análise Evidencial (Cipae).

A corrida acontecerá em um domingo (12/12) a partir das 9h. Interessados têm três opções. Haverá dois percursos para atletas: um de cinco quilômetros e outro de dez. Após a largada das corridas, haverá uma caminhada de 1,5 km como alternativa para quem não corre. Os percursos serão na Esplanada dos Ministérios e o ponto de encontro inicial é o Congresso Nacional.

Projeto Venceremos a Corrupção
“O projeto vai além da corrida. Este é apenas o primeiro evento. O ‘Venceremos a Corrupção’ tem em vista o Ficha Limpa, por exemplo, toda essa mobilização que o Brasil está atravessando”, explicou Duque Dantas, um dos idealizadores do projeto. Servidor público, Dantas é voluntário no IFC e no Cipae e a partir de contatos com diretores do MCCE e do Contas Abertas articulou o “Venceremos a Corrupção”.

O projeto é recente. O primeiro evento será a corrida em dezembro. Mas para o ano que vem, já são estudadas ações específicas. “Queremos fortalecer o índice de transparência. Já é obrigado por lei que municípios de no mínimo 50 mil habitantes tenham um portal de transparência em seu site. O projeto pretende mobilizar a sociedade para que todos esses municípios sejam cobrados pela sua própria população”, disse. “Outra ação é capacitar as entidades organizadas para saber exatamente o que cobrar da prefeitura quanto à transparência e anticorrupção. Se eu sou um cidadão leigo no assunto, como vou me capacitar para cobrar, denunciar, etc? É nisso que queremos trabalhar”, completou. Segundo ele, o IFC já trabalha com ONGs municipais que, entre outras atividades, trabalham na capacitação da população nesse sentido. 112 ONGs são vinculadas ao Instituto.

Serviço
Corrida Venceremos a Corrupção
Data: 12/12, domingo, a partir de 9h
Local: Esplanada dos Ministérios. Ponto de partida no Congresso Nacional
Percursos: Corrida de 10 km / Corrida de 5 km / Caminhada de 1,5 km

Beatriz Leal
Assessoria de Comunicação do Confea