Coronavírus no esgoto: pesquisa indica que BH pode ter 250 mil infectados

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

 pesquisa que analisa a carga viral no esgoto de Belo Horizonte(MG) atingiu o segundo maior nível desde o início da pandemia, com 30 trilhões de cópias por dia. Segundo a Universidade Federal de Minas Gerais, esse patamar é quase o dobro do valor encontrado no período mais crítico dos casos de infecção, em julho de 2020, quando atingiu cerca de 18 trilhões de cópias. Isso significa que a estimativa de população total infectada em BH é de cerca de 250 mil pessoas. O projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos tem o objetivo de monitorar a presença do novo coronavírus nas amostras de esgoto coletadas em diferentes pontos do sistema de esgotamento sanitário das cidades de Belo Horizonte e Contagem, nas bacias dos ribeirões Arrudas e do Onça.

ARTIGOS
Durante o ano de 2020, o ONDAS publicou série de artigos sobre a presença do coronavírus no esgoto e a importância de seu esgoto, como forma de identificar as áreas de uma cidade mais infectada.
Confira:
➡ Transmissão fecal-oral da COVID-19: Estamos fazendo as perguntas corretas? – artigo técnico
➡ COVID-19 e o Saneamento no Brasil – artigo
➡ COVID-19 não será interrompido sem que água segura seja fornecida para pessoas em situação de vulnerabilidade – artigo
➡ O coronavírus no esgoto – pesquisa epidemiológica e risco de transmissão – live
➡ Envolvimento entérico (intestinal) do coronavírus: é possível a transmissão fecal-oral da SARS-COV2? – resenha
➡ Presença prolongada de DNA viral SARS-COV-2 em amostras fecais – resenha

 

Fonte: ONDAS

Foto: Agência Brasil/EBC