Coronavírus: eletricitários apresentam proposta de apoio contra crise

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Coletivo Nacional de Eletricitários (CNE) apresentou uma lista de propostas emergenciais para ajudar a população a enfrentar a crise decorrente da pandemia de coronavírus uma vez que a estatal “é uma empresa saudável, lucrativa e pouco endividada”.

Uma das propostas do coletivo é que todas as famílias pertencentes ao cadastro único do governo federal, com consumo até 330kWh/mês, tenham 100% de desconto na conta de energia, limitado média de consumo dos últimos 12 meses, no período que durar o estado de calamidade pública. Segundo o coletivo, os recursos para essa despesa viriam exclusivamente de encargo sobre os grandes consumidores do mercado livre, e não dos consumidores do mercado cativo.

O grupo também quer que os demais consumidores residenciais possam optar por ter suspensas as cobranças de suas tarifas de energia, enquanto durar o estado de calamidade pública, e que essas tarifas sejam pagas após esse período em parcelas mensais, sem juros, no prazo de 36 meses. 

“Para além das medidas emergenciais, será preciso um grande esforço coordenado pelo Estado Brasileiro para reativar a economia nacional e para isso a Eletrobras, como empresa estatal estratégica no setor de infraestrutura, terá um papel importante”, apontam os eletricitários. “A Eletrobras não precisará de recursos da União para realizar novos investimentos, possui mais R$ 10,8 bilhões em caixa e capacidade de endividamento com folga”.

O CNE ressalta que, mesmo assim, a Eletrobrás vai conseguir entregar dividendos ao Tesouro Nacional para que possam ser feitos investimentos em outras áreas – apenas em 2019, a Eletrobras enviou mais de R$ 1 bilhão para a União.

 

Fonte: Jornal GGN Luis Nassif

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil