Coordenação Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica aprova moção de repúdio à privatização da Eletrobras

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

No último dia da reunião da Coordenação Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica, na sexta-feira (21), foram aprovadas diversas moções, entre elas a de repúdio à Medida Provisória Nº 1031/2021 cujo objetivo é a privatização da Eletrobras. O modelo de desestatização prevê a venda de novas ações no mercado sem a participação da empresa, resultando na perda do controle acionário de voto mantido atualmente pela União.

No documento, aprovado por unanimidade, os engenheiros eletricistas argumentam que a Eletrobras é uma das maiores empresas de produção e transmissão energia da América Latina e Caribe. A empresa, criada em 1961, é considerada pelo “Setor Elétrico Nacional” como uma das principais responsáveis pela formação da matriz energética brasileira, das mais limpas e renováveis do planeta, construída pelo povo brasileiro e que hoje possui 33% da geração e 47% da transmissão de energia elétrica do País.  

Segundo a moção de repúdio, “engenharia brasileira será fortemente afetada porque o desenvolvimento tecnológico do setor elétrico brasileiro construído ao longo de décadas de investimentos e estudos será transferido para outra empresa, normalmente estrangeira, que usará tecnologias e empresas do seu país de origem. Projetos importantes como a construção do submarino nuclear brasileiro estariam ameaçados, atacando frontalmente a defesa da soberania nacional”. A proposta será encaminhada para a Comissão de Ética e Exercício Profissional (Ceep), e depois para o Plenário do Confea. E, se aprovada, a moção de repúdio será direcionada ao Legislativo, Executivo e Agências Reguladoras.

Cepel
A Eletrobras está presente em todo o território nacional por meio das suas subsidiárias: Chesf, Furnas, Eletronorte, Amazonas GT, CGT, Eletrosul, Itaipu e Eletronuclear e Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel). Inclusive, os coordenadores da CCEEE, demonstraram preocupação com o risco de extinção do Cepel, que foi criado em 1974 pela Eletrobras juntamente com suas quatro empresas controladas (Furnas, Eletronorte, Chesf e Eletrosul).  Cerca de 80% da sustentação financeira do Centro tem vindo da Eletrobras  e de suas controladas.  O restante de seu financiamento é proveniente de serviços, ensaios, treinamentos e outras atividades inerentes à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico prestado pelo Cepel às empresas que compõem o setor elétrico brasileiro. 

Os representantes do Sistema Confea/Crea defendem que, caso a Eletrobras seja privatizada, que ela continue a manter o Cepel até que outras fontes de financiamentos públicos venham a ser encontrados e que esta substituição seja efetivamente realizada. Os engenheiros defendem ainda que seja criada uma Comissão de Transição, sob a coordenação do Cepel e com a participação da Eletrobras e das entidades de representantes dos empregados do Cepel,  para estudar e apresentar uma proposta com vistas a substituição almejada. E que esse processo de viabilização seja conduzido pela Eletrobras. A moção será encaminhada para a Ceep e para o Plenário.  
 

Sistema e defesa do setor elétrico
Ainda em 2018, o Plenário do Confea, instado pelo conselheiro federal José Chacon de Assis, já havia se posicionado contra a privatização da Eletrobras, por entender que a estatal é uma promotora de desenvolvimento econômico e social para o País. Esse posicionamento foi defendido publicamente, em reuniões da Frente Parlamentar Mista da Engenharia, em audiência com os deputados e senadores.

Em 2019, durante reunião da Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, apresentou a palestra “Planejamento do Setor Energético Brasileiro: perspectivas e desafios – a visão da Engenharia”. O presidente do Federal ratificou o posicionamento contrário à privatização, apresentando dados sobre a produção da Eletrobras, envolvendo 52% do volume hídrico dos reservatórios brasileiros e 47% das linhas de transmissão.

No final deste mesmo ano, por meio do Crea-RJ, o Sistema Confea/Crea endossou a criação da Frente Estadual em Defesa da Soberania Nacional no Rio de Janeiro com o objetivo de construir uma agenda de mobilização da população em torno de um projeto de país com emprego e desenvolvimento, garantindo a sobrevivência das estatais e do serviço público brasileiro contra o desmonte do Estado.

Agora, por meio dessa moção, o Sistema Confea/Crea se posiciona novamente contra a privatização da Eletrobras por meio do MP 1.031/2021 aprovado pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (19). O Senado já pode apreciar a medida provisória que permite a privatização de parte da Eletrobras, a qual responde por 30% da energia gerada no país. 

Leia mais:
Confea ratifica posicionamento contra privatização do setor elétrico
Plenário do Confea se posiciona contra a privatização do Sistema Eletrobras

Equipe de Comunicação do Confea

 

Foto: divulgação