Contraf-CUT lança cartilha de combate ao assédio sexual no trabalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O assédio sexual no trabalho não é uma novidade e apesar das constantes campanhas de prevenção e combate ao tema, ainda vem sendo muito praticado nos locais de trabalho. Por isso, a Contraf-CUT, assessorada pelo Coletivo Nacional de Mulheres da Confederação, lançou a terceira edição da cartilha “Campanha de Prevenção de Combate ao Assédio Sexual no Trabalho”.

O assédio sexual no trabalho é sempre um ato de poder, sendo o assediador um superior hierárquico da pessoa assediada. A cartilha define assédio sexual de uma maneira bem clara. Podendo, o eleitor entender o que é, onde buscar ajuda, como prevenir e combater o assunto dentro do local de trabalho.

Segundo a secretária da Mulher da Contraf-CUT, Elaine Cutis, muitas trabalhadoras já perderam o emprego ou tiveram suas carreiras prejudicadas por dizer não aos assediadores. “Temos que dar um basta neste constrangimento, rompendo o silêncio. Esta cartilha é um dos instrumentos dessa luta de combate ao assédio sexual no trabalho”, orientou Elaine.

O tema, não é tratado como uma preocupação local, mas sim mundial, tanto que na cartilha é possível saber o que diz a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Esperamos que as informações contidas nesta cartilha contribuam para que tenhamos, cada vez mais, um ambiente saudável, pautado na dignidade e respeito às pessoas.

A publicação será distribuída em todas as federações e sindicatos do Brasil. Clique aqui para ler a versão digital da cartilha “Campanha de Prevenção de Combate ao Assédio Sexual no Trabalho”.

 

Veja a reportagem da rádio Contraf sobre a cartilha clicando aqui.

Fonte: CUT Nacional