Contra o governo, acionista da Copel alerta alto risco no aumento de distribuição dos lucros

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Foi por maioria mas não foi unânime a decisão de dobrar o montante de distribuição dos lucros da Copel para os acionistas. Isto é o que revela a ata completa da reunião da última sexta-feira (28). Nela, alguns sócios até alertaram para o risco da decisão à saúde financeira da estatal.

Na reunião, em primeiro lugar foi derrubada a proposta da direção, de distribuição de R$ 280 milhões, cerca de 25% do lucro da estatal. Depois, o “controlador”, que é o governo estadual, apresentou proposta de distribuição de R$ 506 milhões, ou seja, 50% do lucro. Fernanda Scolari Vieira, representando acionistas com 1,2 milhão de votos na assembleia, registrou no documento da assembleia dos acionistas moção de protesto à proposta do governo.

Outros dois acionistas que também manifestaram recusa à manobra do estado alegaram que ela pode representar prejuízos futuros. Os sócios Jorge Michel Lepeltier e Marlos Gaio declinaram da proposta do governo “pelas razões expostas na proposta da Administração da Companhia, uma vez que a exposição a risco seria muito alta em razão dos covenants assumidos pela Copel e que a proposta originalmente apresentada fora aprovada por unanimidade pela Diretoria Executiva, pelo Conselho de Administração e com parecer do Conselho Fiscal e, sobre as Demonstrações Financeiras, com parecer da Auditoria Independente”.

Os mesmos acionistas propuseram ainda que houvesse uma análise mais criteriosa sobre o impacto da proposta do governo para a Copel, sugerindo que “a matéria voltasse para análise da Administração, para identificar a origem de recursos e eventuais consequências, e posterior deliberação em nova Assembleia Geral Extraordinária para apreciar a nova proposta”.