Conheça os palestrantes do 11º Consenge

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O senador Roberto Requião, que irá presidir a palestra magna “Soberania, desenvolvimento e o papel do Estado brasileiro” no dia 6/9, foi deputado estadual em 1982, Prefeito de Curitiba, Secretário de Desenvolvimento Urbano do Paraná e também foi Governador do Paraná por três vezes. Atualmente, exerce o segundo mandato como Senador da República, além de Presidente da Frente Nacionalista em Defesa da Soberania Nacional.

Maria Rosa Lombardi é mestre e doutora em Educação pela Unicamp, com a tese “Perseverança e resistência: a engenharia como profissão feminina”, em 2005. Atualmente é pesquisadora na Fundação Carlos Chagas (FCC), onde desenvolve investigações na área da Sociologia do trabalho, com ênfase em Estudos de Gênero e será palestrante no primeiro dia do Congresso com o tema “Proteção Social e do Trabalho”. Assista ao vídeo AQUI.

Marcio Pochmann é economista e falará sobre “Proteção Social e do Trabalho” ao lado de Maria Rosa Lombardi. Foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Atualmente é professor livre docente da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Social e do Trabalho. Assista ao vídeo AQUI.

Valter Pomar é historiador, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC. Falará sobre “O desenvolvimento e a soberania nacional” no dia 8/9. Assista ao vídeo AQUI.

O embaixador, ex-Secretário-Geral das Relações Exteriores do Ministério das Relações Exteriores e ex-ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Samuel Pinheiro Guimarães, é o segundo palestrante do dia 8/9, e, ao lado de Valter Pomar, falará sobre “O desenvolvimento e a soberania nacional”. Assista ao vídeo AQUI.

Leia o caderno de teses AQUI