Conheça a trajetória de Almino Affonso, autor da lei do Salário Mínimo Profissional da Engenharia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Hoje, o político e autor de uma das legislações mais importantes para a engenharia, a lei do salário mínimo profissional (4.950-A, sancionada em 1966), completa seus 94 anos. Foi o engenheiro Rubens Paiva que o inspirou a criar a lei do piso nacional da engenharia.

Em homenagem a esse grande nome da política nacional, relembre a trajetória do homem que esteve em contato com João Goulart, Rubens Paiva e outros importantes nomes da história nacional.

 

Trajetória política

Bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, iniciou a carreira política sendo eleito Deputado Federal em 1958 na legenda do PST pelo estado do Amazonas. Em 1962, foi reeleito pelo PTB, sendo ele o candidato que obteve maior votação à Câmara Federal pelo mesmo estado.

Em 24 de Janeiro de 1963, foi designado pelo então presidente João Goulart como ministro do Trabalho e Previdência Social, onde se manteve no cargo até 18 de junho do mesmo ano, quando se demitiu e retornou a Câmara.

Até que, em 10 de abril de 1964, seu nome foi divulgado na lista de cassação de mandatos pela Ditadura Civil-Militar que tomou o poder no dia 31 de março do mesmo ano. Almino, então, se exila na Iugoslávia, migrando posteriormente para o Chile, Peru e a Argentina. Durante seu exílio, conhece o engenheiro, político e defensor da democracia, Rubens Paiva. Em 1966, inspirado pelo engenheiro, Almino elabora a lei 4.950-A que institui o Salário Mínimo Profissional da Engenharia, que é sancionada ainda em 1966.

Em agosto de 1976, retorna ao Brasil, e em maio de 1979, filia-se ao MDB e poucos meses depois ao PMDB. Em 1986, foi eleito vice-governador do Estado de São Paulo, cumprindo o mandato de 1987 até 1990. Durante a primeira gestão do atual presidente da República Luís Inácio “Lula” da Silva, foi conselheiro da República.

Lança então, em 31 de março de 2014, o livro “1964 na Visão do Ministro do Trabalho de João Goulart”, reconstituindo os principais eventos do período da ditadura civil-militar no Brasil entre 1964 e 1985.

 

Parabéns Almino Affonso pelos seus 94 anos de luta e pela sua memorável trajetória de vida!

VIVA ALMINO AFFONSO!

Foto: TCE