Congresso Estadual debate estratégias da engenharia e agronomia para o desenvolvimento nacional

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Profissionais e estudantes da área tecnológica do Espírito Santo se reúnem no dia 6 de julho durante o 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que acontece no auditório do Sebrae, em Vitória. O evento é uma oportunidade de apontar melhorias na atuação e regulamentação profissional, bem como para toda a sociedade.

Os desafios de desenvolvimento do Espírito Santo serão debatidos com foco no tema central definido para o Congresso: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”.

O CEP irá reunir profissionais de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, bem como Tecnólogos, Técnicos Agrícolas e de Segurança do Trabalho. Também participam os delegados já eleitos nos Encontros Microrregionais, que foram realizados em Cachoeiro de Itapemirim (16/05), Colatina (21/05), São Mateus (30/05), Linhares (04/06) e Vitória/Região Metropolitana (06/06).

Fórum

Primeira mulher a presidir o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) em seus 59 anos de existência, a engenheira civil Lúcia Vilarinho vai lançar o Fórum Capixaba de Mulheres da Área Tecnológica durante o Congresso da categoria.

A presidente destaca que “o objetivo do Fórum é fomentar políticas institucionais e sociais voltadas para as mulheres, abrigando discussões em torno de temas como igualdade de gênero e paridade salarial, com intervenções no âmbito dos poderes municipal, estadual e federal. Além disso, pretendemos contribuir com nosso conhecimento técnico em favor do desenvolvimento da sociedade. E nada melhor que realizar seu lançamento durante o Congresso de profissionais da área tecnológica”, ressaltou Lúcia Vilarinho.

O Fórum pretende abranger as profissionais da área tecnológica inseridas em entidades de classe, instituições de ensino, empresas de engenharia, associações, além de funcionárias e inspetoras do Conselho e demais representantes da sociedade civil organizada.

Palestra

A programação do evento inclui a palestra do engenheiro civil Darc Costa, que possui Pós-graduação em Engenharia Nuclear pela COPPE/UFRJ (1971), Mestrado em Engenharia da Produção pela PUC/RJ (1976) e Doutorado em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ (1989), além de mestrado e doutorado em Economia pela University of Missouri-Kansas City (EUA).

Darc Costa é integrante do grupo de pesquisa e desenvolvimento do Centro de Estudos Estratégicos da Escola Superior de Guerra, que foi Professor no período de 1995 à 1998, atualmente desenvolvendo trabalhos nas seguintes linhas de pesquisa: Estratégia Nacional;  Estudos da Guerra; Política de defesa; Segurança Pública; Geopolítica; Relações Internacionais. Atuou como vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES no período de 2003 à 2004.

O especialista irá abordar o tema central definido para o Congresso de Profissionais 2019: “Estratégias da Engenharia e da Agronomia para o Desenvolvimento Nacional”. A temática será debatida abordando os eixos temáticos propostos: Atuação Profissional, Recursos Naturais, Infraestrutura, Inovações Tecnológicas e Atuação das Empresas de Engenharia.

Propostas e eleição

No Congresso Estadual os profissionais debatem e aprovam as propostas chanceladas nas etapas Microrregionais. Profissionais, estudantes e convidados podem participar do Congresso como ouvintes, mas somente os delegados eleitos nos Encontros Microrregionais possuem voz e voto no evento.

Também é prerrogativa exclusiva dos delegados eleitos nos Encontros Microrregionais a participação na eleição que será realizada no CEP, onde serão eleitos os delegados com mandato e sem mandato que irão representar o Espírito Santo no Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que será realizado de 19 a 21 de setembro, em Palmas (TO).

Serviço: 10º Congresso Estadual de Profissionais da Área Tecnológica (CEP)

Data: 06 de julho de 2019

Horário: 8h30

Local: Auditório do Sebrae (Rua Belmiro Rodrigues da Silva, nº 170 – Enseada do Suá, Vitória-ES)

 

Fonte: Crea-ES