Confira o calendário do Sisu, ProUni e Fies

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Sisu

No dia 24 deste mês as inscrições para o Sisu já estarão disponíveis, os estudantes terão até dia 27 para realizar as inscrições. Hoje, dia 19, a consulta às bases de dados das instituições, com os cursos e vagas disponíveis, já poderá ser realizada. Segundo o Guia do Estudante, o número de vagas aumentou: são mais 238 mil, em relação a 205,5 mil no ano anterior. Além disso, cinco instituições públicas aderiram ao sistema: de 128, passou a 131 em 2016.

Para os estudantes que queiram se candidatar às vagas será necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição no Enem e escolher, por ordem de preferência, até duas opções nas vagas ofertadas pelas instituições participantes do programa.

ProUni

As inscrições para o ProUni estarão abertas entre 30 de janeiro a 2 de fevereiro. Para que você possa se inscrever é necessário ter feito o Enem, ter ido com no mínimo 450 na média das notas e ter conseguido uma nota acima de zero na redação. O estudante ainda precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente como bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino.

Para concorrer a bolsa integral o candidato deve ter renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo. As bolsas parciais são para os casos em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos.

Fies

Já as inscrições para o Fies poderão ser feitas de 6 a 9 de fevereiro. O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O aluno só começa a pagar a dívida após a formatura. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Pode se inscrever às vagas o estudante que tenha participado do Enem e obtido média igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero.

Não podem se inscrever estudantes que tenham sido pré–selecionado no processo conduzido pelo MEC; cuja matrícula acadêmica esteja em situação de trancamento geral de disciplinas no momento da inscrição; que já tenha sido beneficiado com financiamento do Fies; beneficiário de bolsa integral do ProUni; beneficiário de bolsa parcial do ProUni em curso ou IES distintos da inscrição no Fies; esteja inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/Creduc); que tenha participado do Enem a partir da edição de 2010 e obtido média das notas nas provas inferior a 450 pontos e/ou nota na redação igual a 0; cuja renda familiar mensal bruta per capita seja superior a três salários mínimos.

Fonte: Site Engenharia É