Confira entrevista do presidente do Senge-ES, engenheiro eletricista Ary Medina

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Sindicato é a garantia dos direitos do trabalhador

As novas regras impostas pela Reforma Trabalhista não paralisaram o Sindicato dos Engenheiros, tampouco desequilibraram o planejamento financeiro que garante que todos os serviços continuem sendo disponibilizados aos sindicalizados. Em entrevista exclusiva publicada na edição nº 28 do Jornal O Engenheiro, o presidente do Senge-ES, engenheiro eletricista Ary Medina, reforça a importância da ação sindical frente ao desmonte dos direitos trabalhistas e sociais.

Direitos

De acordo com a Pesquisa Industrial Anual (PIA) do IBGE, de 2013 a 2017, a indústria brasileira fechou aproximadamente 1,3 milhão de postos de trabalho, diminuindo em quase 15% o seu efetivo. Não tenho dúvidas de que a atuação sindical é fundamental na mudança deste quadro, bem como na luta pela manutenção dos postos de trabalho, direitos dos profissionais e na busca de um processo de desenvolvimento sustentável.

Desmonte

Vivemos tempos muito delicados no Brasil e isso vai além das questões partidárias. Os direitos históricos da categoria são elementos chave para o exercício pleno das profissões. A Reforma do Trabalho precarizou a atuação profissional e o futuro de cada trabalhador. O Congresso Nacional vive uma onda de projetos de privatização que atinge o setor petrolífero, de energia e de saneamento. São ações que agravam o desemprego. Além disso, um Projeto de Lei acaba de ser lançado com o objetivo de extinguir a Lei do Salário Mínimo Profissional, desmotivando os profissionais ativos e os jovens que planejam uma carreira na área.

Equilíbrio

Sempre agimos com responsabilidade, isso nos permitiu conservar nossa saúde financeira. Mesmo com o infeliz retrocesso da Reforma Trabalhista, mantemos ativos os serviços de atendimento aos trabalhadores, consultoria jurídica, bem como nossa agenda de Negociações Coletivas. O Sindicato dos Engenheiros não vai parar!

Importância

Infelizmente, hoje os profissionais estão à mercê de uma legislação trabalhista fragilizada. Nessa realidade desafiadora do desmonte dos direitos, a ação dos sindicatos tem sua importância ressignificada. O Sindicato é a garantia dos direitos do trabalhador, sem as entidades sindicais todos os direitos serão perdidos.

CLIQUE AQUI e leia edição completa do novo jornal O Engenheiro.

Fonte: Senge-ES