Conferência UNI Américas reúne mais de 350 participantes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Aconteceu, entre os dias 5 e 7, a 3ª Conferência UNI Américas, em Montevidéu, no Uruguai. A abertura contou com a presença do presidente José Mujica e do Ministro do Trabalho e Seguridade Social, Eduardo Brenta. Mais de 350 pessoas das Américas participaram da conferência. De acordo com o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt, o evento foi um importante espaço para conhecer a realidade sindical das Américas. “Foram apresentadas as conquistas em negociação coletiva global nos últimos dois anos. México, Colômbia e Estados Unidos são os países com piores índices no desrespeito aos trabalhadores e condições de trabalho. Nos EUA, por exemplo, os trabalhadores organizaram um sindicato, ocuparam o supermercado Wall Mart, uma das empresas campeãs em desrespeito aos direitos do trabalhador, e conquistaram vitórias importantes para as categorias”, contou Bittencourt, que representou a Fisenge na conferência.

Também representando a federação, a diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía, participou da Conferência de Mulheres e foi eleita integrante suplente do Comitê de Mulheres da UNI Américas. “Ao todo, foram 52 delegadas, além de observadores e observadoras e mais convidadas de diversos países. Este foi um importante espaço para debater com companheiras de outros países e sindicatos, as questões pertinentes às mulheres e ao mundo do trabalho, o que fortalece a direção da Fisenge e o coletivo”, afirmou Simone.

A coordenadora do Senge Jovem de Minas Gerais, Karla Gonçalves, esteve na Conferência de Juventude e foi eleita diretora da UNI Jovem representando a Fisenge. Karla fez uma apresentação sobre a experiência do Senge Jovem, em Minas Gerais, e destacou a importância da participação política dos jovens na sociedade. “Os jovens precisam participar cada dia mais da realidade sindical com formação política constante, para que possamos renovar e fortalecer o movimento sindical”, ela contou. Karla tem 23 anos, é estudante de engenharia civil e há dois anos coordena o Senge Jovem.