Conab volta em decisão e não assina Acordo com a Fisenge proposto pelo TST

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Em audiência realizada no último dia 28 de junho, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasilia, a Conab se negou a assinar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) com a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), proposto pelo TST. Coroando um processo marcado pelo desrespeito da Conab com seus engenheiros e engenheiras e com a própria Justia do Trabalho, a empresa descumpriu o que foi acordado com a Fisenge no TST, privilegiando a negociação com as entidades de base.

A Fisenge repudia a atitude da Conab, que ao longo de toda a negociação criou empecilhos para tratar sobre as reivindicações dos engenheiros e engenheiras e desrespeitou a liminar proferida pela Justiça do Trabalho, que confirmou o direito da Fisenge de participar das negociações representando os profissionais da Engenharia.

Diante desta situação, a Fisenge irá comunicar a Justiça do Trabalho sobre o descumprimento da liminar e vai solicitar que seja aplicada multa para cada ato antissindical e descumprimento praticado pela Conab. “Fomos convocados na terça-feira, 27/6, pela vice-presidência do TST, a estar presentes na quarta-feira para homologar o Acordo. Diante de uma serie de pressões e indagações da Base, a Conab, na hora de assinar o Acordo, mudou a postura e se negou a assinar, atitude que demonstrou total falta de respeito com os engenheiros e engenheiras, com a Fisenge e com o próprio vice-presidente do Tribunal”, lembra o representante da Fisenge e diretor do Senge-MG, engenheiro Ricardo Soares.