Comunidades ameaçadas se mobilizam para garantir permanência

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Na próxima quarta-feira, 10 de fevereiro, ocorre em frente à sede da Prefeitura do Rio uma manifestação organizada por moradores de comunidades ameaçadas de remoção no início do ano. O ato está marcado para as 10h, na Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova.

Em janeiro, a Secretaria Municipal de Habitação divulgou uma relação de 119 comunidades com previsão de remoção até 2012. Dentre elas está a Vila Autódromo, na Barra da Tijuca, Arroio Pavuna, Canal do Anil, e outras.  Normalmente, a causa para a retirada das famílias é o fato de estarem localizadas em locais de risco de deslizamento ou inundação; em áreas de proteção ambiental; ou em espaços que serão destinados a investimentos públicos. Esta não é a situação, entretanto, da Vila Autódromo. A justificativa para o reassentamento, neste caso, é a realização dos Jogos Olímpicos de 2016. Para a área está prevista a construção do Centro Olímpico de Treinamento, além do Centro de Mídia.

Os moradores têm se manifestado contra a saída de suas casas em assembleias realizadas na comunidade desde o ano passado, quando o prefeito Eduardo Paes (PMDB/RJ) começou a anunciar a remoção em entrevistas coletivas. Ao invés de saírem, o que os moradores reivindicam é a melhoria das condições de vida, como a promoção de saneamento básico, urbanização, saúde e educação pública e de qualidade, além de outras medidas. Eles contam com o apoio e a parceria da Defensoria Pública do Estado do Rio, que tem atuado para garantir o direito de permanecerem no local.
Serviço:

Manifestação pela permanência das comunidades ameaçadas de remoção
10 de fevereiro de 2010,  às 10h
Em frente à Prefeitura do Rio: Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova