Comitê se reúne para unificar forças em defesa das empresas públicas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas

Entidades sindicais e a Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco, CUT-PE, se reuniram, no dia 21/10, para organizar luta contra as privatizações e pela valorização do serviço público. O Senge-PE estava representado pelo presidente eleito Mozart Arnaud e pelo diretor Plínio Sá.

“É hora de juntar as mãos por todas as empresas no Brasil”, com essa fala a presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, resumiu o principal sentimento responsável pela união de diversas entidades e centrais sindicais em reunião, no dia 21/10, do Comitê Pernambucano em Defesa das Empresas e do Serviço Público.

Entidades comprometidas com a defesa da soberania nacional se encontraram para ampliar a discussão sobre a importância do patrimônio público e promover ações para impedir as privatizações. Várias atividades já estão marcadas para os próximos dias visando fortalecer a luta pelo que é público, promovidas pelos sindicatos que reagem e se articulam, formando um grande movimento de resistência.

O presidente eleito do Senge-PE Mozart Arnaud falou sobre a realidade da Chesf/Eletrobras e a importância da resistência dos trabalhadores, em especial, nordestinos. “A Chesf, por exemplo, é vista como grande problema pelo governo devido ao nosso poder de mobilização em toda região Nordeste”, afirmou.

As entidades adotaram ações de fortalecimento da articulação política com parlamentares, com os governadores da região, prefeitos e vereadores e o Consórcio Nordeste. Além de promover atos unificados em todo o estado, visando sensibilizar a opinião pública para as consequências das privatizações para os trabalhadores e a sociedade em geral.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, mesa e área interna

Empresas como Chesf/Eletrobras, Serpro, Dataprev, Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bando do Nordeste, Correios e Metrô estão entre as empresas ameaçadas pelo desgoverno Bolsonaro. Ao todo são dezessete empresas públicas na lista da privatização.

A reunião, que ocorreu no auditório do Sindicato dos Urbanitários, Sindurb, contou com a presença de dez sindicatos (Sindicato dos Engenheiros, Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais, Sindicatos dos Metroviários, Sindicato dos Urbanitários, Sindicato dos Bancários, Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal, Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática, Processamento de Dados e Tecnologia da Informação, Sindicato dos Metalúrgicos e Sindicato dos Músicos) e da Central Única dos Trabalhadores, além de assessores do deputado federal Tadeu Alencar (PSB) e do senador Humberto Costa (PT).

 

Fonte: Senge-PE