Com questionário elaborado pelo Senge-PR, engenheiros Copelianos elegem pontos iniciais da pauta do ACT 2012/2013

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Para facilitar e otimizar a elaboração da pauta da Campanha Salarial 2012/13, o Sindicato dos Engenheiros do Paraná (Senge-PR) enviou um modelo de questionário aos engenheiros da Copel. O Sindicato recebeu 177 respostas ao questionário, número que representa aproximadamente 20% dos profissionais de engenharia da empresa.

Entre as diversas sugestões recebidas para a composição da pauta, três itens se sobressaíram: ganho real nos salários (38 citações), pagamento do salário mínimo profissional (25 citações) e a ampliação do benefício de auxílio creche para todos os trabalhadores (22 citações). Também receberam destaque itens como periculosidade, aumento real no vale alimentação, ampliação do auxílio educação, entre outros. O Senge-PR agradece a participação de todos os que contribuíram e ofereceram críticas e sugestões para a construção coletiva da pauta.

Para o presidente do Senge-PR e engenheiro da Copel, Ulisses Kaniak, a participação foi extremamente positiva. “Os profissionais representados pelo Senge-PR, em sua grande maioria, apresentaram sugestões relevantes e que contribuirão para balizar nossa atuação nesta negociação”, ressaltou.

Outro dado que chamou a atenção do sindicato foi em relação a carga de trabalho. Para 64% dos trabalhadores que responderam ao questionário, houve aumento das responsabilidades nos últimos dois anos. Porém, 70% afirmou que a remuneração piorou ou continuou a mesma em relação as responsabilidades. E 53% considerou que o salário pago pela Copel está abaixo do oferecido pelo mercado. “São números que, infelizmente, demonstram a insatisfação dos trabalhadores da Copel e que a empresa precisa levar em consideração”, ressaltou Kaniak.

As sugestões levantadas pelo questionário serão somadas as reuniões de pauta presenciais, que serão realizadas pelo Sindicato a partir de hoje (8), nas cidades de Cascavel e Maringá, amanhã (9) em Ponta Grossa e Londrina e finalizadas na sexta (10), em Curitiba. As assembleias contarão com a presença de diretores e do presidente do Senge-PR. “É fundamental a participação dos profissionais nas assembleias para que possamos construir em conjunto uma pauta que atenda a maioria dos anseios dos nossos representados”, afirmou Kaniak.