Com olhar para o futuro, Senge Jovem conclui formação de lideranças em programa voltado à juventude

Jovens foram capacitados em liderança, comunicação, motivação, produtividade e gestão de conflitos

 
Comunicação
 
O Senge Jovem concluiu o semestre com a finalização do programa Líderes do Futuro, uma iniciativa que promove a formação de jovens engenheiros e engenheiras para atuarem como agentes de transformação na engenharia e na sociedade. Durante cinco encontros realizados aos sábados, os participantes tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais para a liderança, como liderança com propósito, comunicação eficaz, motivação, produtividade e gestão de conflitos.

Conduzido pela consultoria Onda Desenvolvimento, o programa combinou workshops práticos, dinâmicas de grupo e atividades intermodulares, permitindo que os jovens construíssem seus próprios Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs). Essa metodologia incentivou o autoconhecimento e a aplicação prática dos conteúdos aprendidos, promovendo um espaço de troca e crescimento coletivo.

O programa contou com o apoio do Crea-PR e foi financiado pela Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, reforçando a importância da parceria entre entidades para o fortalecimento da formação dos futuros profissionais da engenharia. Além disso, o programa destacou a participação expressiva de mulheres, alinhando-se às políticas do Senge-PR para promoção da equidade de gênero no setor.

Os depoimentos dos participantes evidenciaram o impacto positivo do programa na confiança, comunicação e capacidade de liderança dos jovens. Para muitos, a experiência representou a oportunidade de sair da zona de conforto e se preparar para os desafios do mercado de trabalho e da atuação cidadã.

Confira o vídeo e veja como o programa Líderes do Futuro está transformando a juventude da engenharia paranaense.

Fonte: Senge PR