Coletivo de Mulheres Engenheiras da Fisenge lança cartilha sobre cláusulas de gênero para negociação coletiva

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Foi lançada, no dia 27/10, a cartilha “Recomendações para defesa dos direitos das mulheres durante a pandemia nas negociações coletivas”, produzida pelo Coletivo de Mulheres da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros. Realizado por transmissão ao vivo pelo Facebook, o evento contou com a participação da engenheira eletricista, diretora do Senge-RJ e diretora da mulher da Fisenge, Virginia Brandão; da engenheira química, idealizadora da cartilha e ex-diretora da Fisenge, Simone Baía; da advogada, mestre em Direito do Trabalho pela PUC-MG, autora de livros e artigos, integrante da ABJD-MG (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia) e do Movimento da Advocacia Trabalhista Independente (MATI), Ellen Hazan; e da secretária-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT),Carmen Foro.

Em sua abertura, Virginia falou sobre as transformações do mundo do trabalho e o impacto na vida das mulheres. “A Covid fez a vida de todo mundo mudar. Muitas engenheiras trabalham em home office acumulam as jornadas domésticas e as responsabilidades familiares. O empregador precisa ter responsabilidade e os sindicalistas também têm que se adaptar nas negociações coletivas”, afirmou. Virginia ainda enfatizou a importância dos sindicatos e da categoria de engenheiros e engenheiras se incorporarem na luta por uma sociedade com justiça social, solidariedade e igualdade de direitos. “A cartilha traz questões como violência doméstica e assédios moral e sexual e outras questões apresentadas pelas engenheiras. Além das questões corporativas, defendemos a manutenção e valorização do SUS (Sistema Único de Saúde)”, destacou.

A publicação surgiu após a realização de uma pesquisa da Fisenge sobre as condições de trabalho de engenheiros e engenheiras no trabalho presencial e no remoto. Dentre as principais dificuldades mencionadas pelas mulheres foram relatadas: “cuidar do meu bebê, conciliar as tarefas de casa, o não pagamento de horas extras e custos de internet e energia elétrica, a não disponibilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual) e EPC (Equipamento de Proteção Coletiva)”. A cartilha contou com a assessoria jurídica da advogada Daniele Gabrich. Inclusive, denúncias de violações trabalhistas e dúvidas podem ser enviadas para: juridico@fisenge.org.br

A pesquisa revelou que 71,3% afirmaram que o trabalho doméstico aumentou durante o home office. Em relação ao pagamento de horas extras, 86,7% das pessoas disseram que não recebem o pagamento, assim como 93,8% não têm seus custos com internet e energia elétrica pagos pelo empregador. De acordo com Simone Baía, a engenharia está na linha de frente no enfrentamento à Covid-19, garantindo construções de hospitais, abastecimento de alimentos, distribuição de energia elétrica, tratamento de água e esgoto e muitos empregadores não fornecem EPI e EPC adequados. “Além disso, observamos que muitas mulheres na engenharia acreditavam que estavam sendo privilegiadas por estarem em casa, mas passaram a lidar com a invasão do trabalho em seu ambiente privado, porque 24h por dia as mulheres recebem SMS, mensagens de aplicativos e chamadas de vídeo fora do horário de trabalho e até mesmo em férias”, relatou.

Simone destacou que a cartilha é um instrumento de informação sobre os direitos e também de organização coletiva das mulheres. “Os direitos não estão perdidos e essas mudanças no mundo do trabalho precisam ser negociadas. Por isso, procurem os sindicatos. A desigualdade de gênero no mundo foi evidenciada na pandemia e as mulheres negras e indígenas são as mais precarizadas e que estão no desemprego ou na informalidade e também precisam de acolhimento pelos sindicatos”, concluiu Simone citando a iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) que aprovou uma cláusula no acordo coletivo que prevê licença-remunerada às mulheres em situação de violência doméstica.

Carmen Foro reforçou que muitas mulheres são afetadas mentalmente devido à sobrecarga de trabalho. “O que é este modo de vida de agora? Em que medida impacta a vida das trabalhadoras? Me preocupo com aquelas que não têm emprego e tiveram perdas grandes, principalmente as mulheres negras, pobres e periféricas que, muitas vezes, não tem acesso a saneamento e nem direito à água”, relatou.

Carmen ainda destacou as mulheres que estão expostas na informalidade, trabalhando nas ruas ou nas áreas de limpeza e saúde, na linha de frente da pandemia. “Para muitas de nós, o momento é de vida ou morte, ou morremos de Covid ou de fome. Parte do nosso futuro será aquilo que pudermos negociar, articular, propor e incluir nos acordos coletivos. Toda a classe trabalhadora está sofrendo e temos que nos levantar, fazer cartilhas e movimentos. Que esta cartilha seja inspiração para outros sindicatos”, disse. A sindicalista ainda destacou que a CUT está preparando uma plenária nacional de mulheres com atividades nos estados com o objetivo de articular ações coletivas e debater o atual momento da conjuntura brasileira.

A advogada Ellen Hazan trouxe uma contextualização sobre o que é o feminismo e a construção de uma sociedade de bem-viver para todas e todos, a partir do livro “Feminismo para os 99%: um manifesto”, citando: “o feminismo é uma urgência no mundo para homens e mulheres. O feminismo é uma urgência na América Latina. Nem todo feminismo que vivenciamos liberta, emancipa e acolhe o conjunto das mulheres”. Diante deste contexto, a advogada alerta: “não basta que nossos direitos estejam em leis, na Constituição ou em normas internacionais. Sem lutar não conseguiremos efetivá-los”.

De acordo com Ellen, é preciso um novo olhar. “A Covid 19 tem tirado muitas vidas. São tempos violentos para todas nós, mas para as mulheres e demais minorias chegamos no limite da impossibilidade. A luta do feminismo no século XX deixou muita gente para trás e o que nós, feministas, queremos é uma sociedade justa para todas e todos”, disse. Ellen ainda trouxe marcos históricos do acesso tardio das mulheres aos direitos, como autorização para frequentar a escola em 1927; direito ao voto em 1932; fim da autorização do marido para o trabalho em 1962; fim da autorização de maridos ou pais para aquisição de cartão de crédito em 1974; a lei do divórcio em 1977 e as Delegacias das Mulher apenas em 1985. “O Direito não nos privilegia. Pelo contrário, o Direito é um instrumento de poder. Percebemos aquilo que eu chamo de ética da sobrevivência, ou aceita reduzir os direitos ou perde o trabalho. Entendo que todos os acordos que os empregadores estão fazendo individualmente para retirar direitos são nulos e temos que buscar esses direitos de volta. Muitas mulheres acham que precisam descontar do horário da jornada os 15 minutos que pararam para atender o filho. Mas não precisa. O horário não é de produção, mas um tempo de disponibilidade”, pontuou.

A live contou com participação de diretores da Fisenge e dos sindicatos filiados e integrantes do Coletivo de Mulheres que interagiram em mais de 100 comentários. A cartilha é gratuita e pode ser acessada pelo link: https://bit.ly/3oyOaxm