Coletivo de Mulheres da Fisenge lança questionário sobre saúde mental na engenharia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Foi lançado, hoje (25/3), um questionário sobre saúde mental na engenharia. Coordenada pelo Coletivo de Mulheres da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros), a ação tem o objetivo de mapear um cenário da saúde mental de profissionais da engenharia no mercado de trabalho. De acordo com a engenheira química e diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía, são comuns as denúncias de assédios que se transformam em transtornos mentais. “Os sindicatos de engenheiros precisam estar atentos e incluir cláusulas nos acordos coletivos que protejam a classe trabalhadora. Além disso, a Reforma Trabalhista piorou as condições de trabalho e ampliou contratações com MEI e PJ que fragilizam direitos e colocam em risco a saúde mental que podem, inclusive, causar outras doenças”, explicou Simone, alertando que muitos casos são considerados acidentes de trabalho e, por isso, é fundamental que o profissional de engenharia procure o sindicato.
 
O questionário – que pode ser respondido de maneira anônima – traz questões sobre jornada de trabalho, estresse, burnout, ansiedade, depressão, assédio moral, entre outras situações  vividas no ambiente de trabalho.

 
Simone informa que o questionário é a primeira de algumas iniciativas do Coletivo para a preservação da saúde mental e que, em breve, será lançada uma publicação.
 
Acesse o questionáriohttps://forms.gle/kLJr6J1QJHBtAJNN9