Coletivo de Mulheres da CUT se reúne em São Paulo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Aconteceu, no dia 25 de julho, uma reunião do Coletivo de Mulheres Trabalhadoras da CUT, em São Paulo.Na pauta: participação  no 9º Encontro da Marcha Mundial de Mulheres (MMM); Estatuto do Nascituro e PEC das Domésticas. A engenheira Eloísa Bastos e integrante do Coletivo de Mulheres da Fisenge, Eloísa Bastos esteve presente do evento. “O Estatuto do Nascituro é um verdadeiro retrocesso na história de lutas das mulheres. Sou contra este projeto que dá mais direitos ao pai estuprador que a própria mulher violentada. Precisamos dialogar com a sociedade e os parlamentares para impedir a aprovação desta projeto”, afirmou.

De autoria dos deputados Luiz Bassuma (PV) e Miguel Martini (PHS), o Estatuto do Nascituro, Projeto de Lei nº 478/07, elimina o direito adquirido pela mulher de realizar o aborto, mesmo quando a gravidez é resultado de um estupro ou provoca risco de morte à mãe. Além disso, o estuprador, caso seja reconhecido, passa a assinar a certidão de nascimento e terá de pagar pensão alimentícia, negando, portanto, qualquer importância à violência sofrida pela mulher e fazendo com que a vítima seja obrigada a conviver com o agressor.Em dinâmica trabalhadoras apontaram o que haviam levado ao encontro do coletivo 

Sem autonomia

De acordo com o PL, que tem apoio da Frente Parlamentar Evangélica e da Frente Parlamentar mista em defesa da vida, a mulher que provocar a aborto pode ser presa por até três anos. O levantamento apresentado pela assessoria da Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT destaca ainda outras aberrações como o simples fato de debater a legalização do aborto poder resultar em detenção de até seis meses.

Paralelo a isso, os deputados João Campos (PSDB-GO) e Salvador Zimbaldi (PDT-SP) apresentaram um requerimento para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue o financiamento a projetos no Brasil voltados a discutir os direitos reprodutivos da mulher. Mais uma tentativa de criminalizar o debate sobre a autonomia em relação ao corpo.

Diante do argumento de representantes das CUTs nos estados que apontaram a dificuldade em debater o tema mesmo dentro do ambiente sindical, a Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT, Rosane Silva destacou a necessidade de fazer alianças com parceiras do movimento feminista para romper a barreira. “Temos de convencer as pessoas sobre a importância dessa luta ou ficaremos falando para nós mesmos. O Estatuto do Nascituro é tão grave quanto a “cura gay” e essa mesma gravidade deve ser mostrada às pessoas. Esse é o momento de discutir esse tema também com a juventude.”