CNE solicita antecipação da PLR

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

A direção da Eletrobras se reuniu com as lideranças sindicais do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE) nesta terça-feira 16, em Brasília, para tratar da PLR e do Plano de Aposentadoria Extraordinária (PAE). Também discutiram questões referentes à periculosidade, horas in itinere, banco de horas e sobreaviso, pacote esse que a empresa se refere como “cortes” e “ajustes”.

Em relação à PLR, desta vez a empresa apresentou os números financeiros, uma vez que os resultados operacionais foram apresentados na reunião do dia 4 passado.

A Eletrobras informou, de forma contraditória, que “poucas empresas distribuíram dividendos este ano”. Mas, estranhamente, a grande maioria das empresas apresentou lucro, ao contrário do que aconteceu no ano passado.

Na reunião, o CNE solicitou a antecipação do pagamento da PLR, que diz respeito à parcela operacional, e aguarda uma posição da empresa até o final de maio. Os detalhes sobre a PLR e adesão ao PAE serão discutidos com a categoria em assembleias de base, que vão ocorrer de 18 a 25 deste mês. Fique atento (a) a convocação da sua entidade sindical.

Sobre o pacote de maldades da empresa, que atinge a periculosidade, horas in itinere, banco de horas e sobreaviso, as lideranças sindicais questionaram a postura arbitrária de algumas empresas, que isoladamente, decidiram suspender os benefícios de forma autoritária. O CNE lembrou que nenhuma medida que altere “normas internas incorporadas aos contratos individuais de trabalho dos empregados” pode ser feita sem discussão com a categoria, como prevê a cláusula 8ª do ACT.

O CNE aproveitou também para cobrar a imediata implementação da Comissão Paritária para discutir essas e outras questões, como prevê a cláusula 6ª do ACT. O diretor Jurídico, Alexandre Aniz, que vem dizendo que cumprirá o ACT, disse que dará um posicionamento até o dia 20 de junho.

No que se refere ao Plano de Aposentadoria Extraordinária (PAE), que ainda está em processo de negociação, o CNE foi surpreendido com o anúncio do presidente da Eletrobras, Wilson Pinto, que por meio de vídeo conferência, disse ao mercado que o PAE será lançado até o dia 22 de maio. Isso foi divulgado pela imprensa no dia 15, um dia antes da reunião com o CNE.

O CNE estranha esse fato e espera que o processo respeite a dignidade das trabalhadoras e trabalhadores.

Durante o encontro com os dirigentes sindicais, o diretor Jurídico se ausentou da reunião para ir à Sest, e disse que estava indo buscar melhorias no Plano.

 

CALENDÁRIO CNE

18/05 – Resposta da Eletrobras sobre o PAE;

18 a 25/05 – Assembleias;

26/05 – Reunião com Wilson Pinto sobre privatização das distribuidoras, às 10h; reunião sobre o PAE e CSC com Wilson Pinto e Alexandre Aniz, às 14h; e

20/06 – Reunião em Brasília com a Eletrobras sobre periculosidade, in itinere, banco de horas e sobreaviso.